Compartilhe

Arcebispo proíbe 'bênçãos' para pessoas do mesmo sexo e repreende Papa

Por Gospel Prime    Terça-Feira, 26 de Dezembro de 2023


O arcebispo católico no Cazaquistão, Tomash Peta, emitiu um repúdio à orientação do escritório doutrinário do Vaticano sobre bênçãos a casais do mesmo sexo. Ele acusou a Igreja Católica de propagar “ideologia de gênero”. Sendo assim, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Santa Maria em Astana desde 2003, proibiu qualquer forma de bênção para casais do mesmo sexo.

Nesse sentido, Peta também repreendeu publicamente o Papa Francisco, pedindo-lhe que revogasse a orientação assinada nesta semana. O Dicastério para a Doutrina da Fé do Vaticano emitiu uma declaração intitulada “Fiducia Supplicans”. A declaração proporcionava “uma ampliação e enriquecimento da compreensão clássica das bênçãos, que está intimamente ligada a uma perspectiva litúrgica”.

Segundo The Christian Post, a declaração permite “bênção pastoral espontânea” para “casais do mesmo sexo” e outros casais em “situações irregulares”. Isso ocorre apesar do esclarecimento de que a bênção não é semelhante ao casamento e que tais relacionamentos ainda são pecaminosos.

“No contexto da compreensão clássica das bênçãos, que está intimamente ligada a uma perspectiva litúrgica, é precisamente neste contexto que se pode entender a possibilidade de abençoar casais em situações irregulares e casais do mesmo sexo sem validar oficialmente seu status ou mudar de qualquer maneira o ensinamento perene da Igreja sobre o casamento”, diz a orientação.

Crentes devem ter dicernimento

Além disso, ela também destinou-se a prestar homenagem ao fiel Povo de Deus, “que adora o Senhor com tantos gestos de profunda confiança em sua misericórdia”. A declaração alertou que não se deve providenciar nem promover um ritual para a bênção de casais em situação irregular.

Desse modo, em sua declaração, também assinada pelo Bispo Auxiliar Athanasius Schneider, Peta disse que o fato de o documento não dar permissão para o ‘casamento’ de casais do mesmo sexo não deve cegar pastores e fiéis para a grande decepção e o mal que reside na permissão de abençoar casais em situações irregulares e casais do mesmo sexo.

“Tal bênção contradiz diretamente e gravemente a Revelação Divina e a doutrina e prática ininterruptas, bimilenares da Igreja Católica. Abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo é um sério abuso do Santíssimo Nome de Deus, já que este nome é invocado sobre uma união objetivamente pecaminosa de adultério ou atividade homossexual”, continuaram.

PUBLICIDADE

Por fim, Peta e Schneider acusaram o Vaticano de causar “consequências destrutivas” ao legitimar essas bênçãos, que argumentaram reduzir efetivamente a denominação a “um propagandista da ideologia de gênero globalista e ímpia”. Os dois concluíram referenciando Gálatas 2, onde Paulo relata ter se oposto a Pedro por se comportar de maneira inconsistente com o Evangelho.

« Voltar

FÉ EM DEUS

Comunidade na China recebe Bíblia traduzida pela 1ª vez após 100 anos

POLÊMICA

Cristãos são atacados por negar fazer convite de noivos gays

Veja também...

FORA DO CARGO

Vasco demite Ramón Díaz após goleada para Criciúma

BRASILEIRÃO

4x0: Criciúma atropela e aplica goleada histórica no Vasco em São Januário

HOMENAGEM

Câmara Municipal de Patos concede Títulos Honoríficos e Votos de Aplauso em sessão solene