Compartilhe

Arqueólogos encontram 'Cristo, nascido de Maria' inscrito em antigo vale

Por Gospel Prime    Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021


Arqueólogos israelenses encontraram uma inscrição de 1.500 anos, durante escavações do Vale de Jezreel, onde aparece uma citação a Jesus Cristo. A inscrição em grego foi encontrada em uma pedra que pode ser os restos de uma igreja.

A inscrição diz: “Cristo, nascido de Maria. Esta obra do bispo mais temente a Deus e piedoso [Theodo] sius e do miserável Th [omas] foi construída desde a fundação … Quem entra deve orar por eles.”

Inscrição Jesus nasceu de Maria

Inscrição “Jesus nasceu de Maria” (Foto: Tzachi Lang/Autoridade de Antiguidades de Israel)

Segundo a Dra. Leah Di-Segni, pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, a frase “Cristo nascido de Maria” era usada pelos cristãos da época para proteger contra o mau-olhado. O mau-olhado é uma antiga maldição originária da Grécia e de Roma que muitas culturas acreditam que causará infortúnio em indivíduos desavisados.

 

“A inscrição saúda os que entram e os abençoa. Portanto, é claro que o edifício é uma igreja, não um mosteiro: as igrejas saudavam os crentes na entrada, enquanto os mosteiros tendiam a não fazer isso”, explicou o Dr. Di-Segni.

Teodósio, a quem o texto se refere, foi um dos primeiros bispos cristãos. Os pesquisadores dizem que ele era o arcebispo regional da metrópole de Bet She’an, à qual pertencia et-Taiyiba.

“Esta é a primeira evidência da existência da igreja bizantina no vilarejo de et-Taiyiba e se soma a outras descobertas que atestam as atividades dos cristãos que viviam na região”, disse o Dr. Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel.

« Voltar

FÉ EM DEUS

Comunidade na China recebe Bíblia traduzida pela 1ª vez após 100 anos

POLÊMICA

Cristãos são atacados por negar fazer convite de noivos gays

Veja também...

EM ALTA

Especialista em marketing patoense tem um dos livros mais vendidos do Brasil e já é Best Seller

MAIS VIDA

Ação traz para Patos incentivo à doação de órgãos e tecidos

CULTURA

Historiador Romildo de Sousa será o homenageado do Troféu AQJP 2024