Anistia encontra resistência no Congresso mesmo após intensa pressão da oposição; entenda os motivos

Por Emmanuela Cristine Leite Nunes Quarta-Feira, 3 de Setembro de 2025
O senador Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto (MDB) confirmou o aval do presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), acerca de sua autonomia para as decisões políticas do MDB na Paraíba, nas articulações para a campanha política em 2026.
Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (3), o parlamentar, que comanda o partido na Paraíba desde 2021, após a morte do ex-senador José Maranhão, destacou que tem “total liberdade” para conduzir as composições partidárias e alianças.
“Tenho a liberdade para conduzir as articulações”, disse como acompanhou o ClickPB. O senador já anunciou que vai disputar a reeleição ao Senado Federal em 2026.
Entre uma das apostas da legenda está a possível aquisição do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena ao MDB, que já anunciou que pretende sair do atual partido, o Progressistas, para ser pré-candidato ao governo da Paraíba em 2025.
Na última segunda-feira (1º), durante a posse do novo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, Cícero Lucena, Adriano Galdino, Veneziano Vital e Bruno Cunha Lima protagonizaram uma foto conjunta e o registro repercutiu diante as inúmeras especulações nos bastidores da política partidária.
Veneziano é conhecido pelas décadas de carreira na política paraibana. Com ele, o MDB pretende ampliar os quadros de deputados estadual e federal, além de outros cargos, no pleito em 2026.
Assim como a parceria política em Campina Grande que conta com um palanque e apoio do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), da família Cunha Lima e do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), Veneziano estaria articulando uma possível filiação de Cícero Lucena ao MDB. O cenário não foi confirmado pelo prefeito.
Vene
Nasceu em Campina Grande, Paraíba, em 17 de julho de 1970. É formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Ele pertence a uma família tradicional na política paraibana, sendo filho da ex-senadora Nilda Gondim e do ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo, irmão do ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho, sobrinho-neto do ex-governador da Paraíba Argemiro de Figueiredo, e neto do ex-vice-governador Pedro Gondim. É casado com Ana Cláudia Vital do Rêgo, ex-superintendente da Funasa com quem tem dois filho.
Iniciou sua trajetória política em 1992, quando foi candidato a vereador de Campina Grande pelo PST, mas não foi eleito. Em 1996, elegeu-se vereador pelo PDT, sendo reeleito para o cargo em 2000. Em 1998 e 2002, tentou eleger-se deputado federal, sem sucesso. Em 2004, disputou o cargo de prefeito de Campina Grande contra o grupo Cunha Lima, onde foi eleito e reeleito em 2008.
Em 2014, Veneziano foi eleito deputado federal pelo MDB, obtendo 177.680 votos, sendo o segundo mais votado na Paraíba. Em 2018, filiou-se ao PSB e foi eleito senador, com 844.786 votos. Em 2021, filiou-se novamente ao MDB. Atualmente, é o 1º vice-presidente do Senado Federal.