Compartilhe

Anistia: Eduardo Bolsonaro acusa Motta de adotar discurso de ‘esquerdista do PSOL’ sobre o tema

Por CNN Brasil    Sábado, 5 de Abril de 2025


O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta sexta-feira (4) que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ”tem falado igual a um esquerdista do PSOL” sobre o projeto que anistia condenados pelos ataques de 8 de janeiro.

“Ele tem falado basicamente igual um esquerdista do PSOL, falando que é contra a anistia, democracia, e aquelas questões todas que estamos acostumados a ouvir da boca de Lula e dos puxadinhos do PT”, afirmou o deputado em entrevista à rádio Auriverde.

Eduardo acusou Hugo Motta de sofrer ameaças para que o projeto de lei não seja pautado. Ele insinuou que a opinião do presidente da Câmara sobre o assunto sofre influências do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A pressão popular é essencial. Hugo Motta, em bom português, está sendo ameaçado. Ele vai negar isso publicamente e deve fazê-lo se for perguntado. Antes do jantar dele com Moraes, a opinião dele era bem clara a favor da anistia”, disse Eduardo.

A CNN procurou a equipe do presidente Hugo Motta para se posicionar sobre o assunto, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto.

A proposta de anistia é considerada prioritária para o Partido Liberal (PL), que tem tentado alcançar apoio de outros parlamentares para pautar um requerimento de urgência para o texto. Se a urgência for aprovada, a matéria poderá ser analisada diretamente pelo plenário da Câmara, sem passar por comissões temáticas.

Estratégia

A oposição na Câmara decidiu buscar o apoio individual dos deputados para o pedido de urgência do projeto que anistia condenados pelo 8 de janeiro. Antes, a estratégia era alcançar o apoio dos líderes partidários para assinar o requerimento de urgência.

Segundo o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), Motta tem pedido aos líderes que não assinem o requerimento.

“Já que o presidente Hugo Motta está pedindo aos líderes para não assinarem o requerimento de urgência, nós começamos a partir de ontem a fazer assinaturas individuais. Neste exato momento, nós já temos 163 assinaturas individuais. São necessárias 257”, disse Sóstenes na quinta-feira (3), após reunião de líderes.

« Voltar

Política

ELEIÇÕES 2026

Cícero Lucena lidera intenções de voto para Governo da Paraíba em 2026

POLÊMICA

Cabo Gilberto defende veto de Lula e diz que aumento de deputados é inconstitucional

ELEIÇÕES 2026

Pesquisa Quaest: Lula se descola dos adversários e vence todos nos 1º e 2º turnos

PROJETO

Lula explica veto ao aumento do número de deputados

Veja também...

AMBIENTE

Ruas de Patos que foram calçadas agora recebem plantação de árvores

ECONOMIA

Congresso está pronto para auxiliar o Executivo na negociação do tarifaço, diz presidente Hugo Motta

MAIS SAÚDE

Saúde de Quixaba realiza visita de gestantes à Maternidade de Patos