Compartilhe

PP aprova formação de federação com União Brasil

Por Wscom    Quarta-Feira, 19 de Março de 2025


O Progressistas (PP) deu aval nesta terça-feira (18) para formar uma federação partidária com o União Brasil. O movimento pode impactar diretamente o cenário político da Paraíba para as eleições de 2026 e abrir caminho para entendimentos entre o senador Efraim Filho (União) e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), hoje em campos diferentes.

Em entrevista ao programa CBN João Pessoa nesta quarta-feira (19), Efraim Filho destacou que as negociações avançam nas executivas nacionais e confirmou que o União Brasil deverá oficializar sua decisão nos próximos dias.

Atualmente, os dois partidos atuam em campos políticos opostos na Paraíba. O União Brasil é líder da oposição ao governador João Azevêdo (PSB), enquanto o PP integra a base governista, com destaque para o vice-governador Lucas Ribeiro, nome cotado para disputar o governo em 2026 caso João concorra ao Senado.

Apesar dessas divergências, Efraim afirmou que o diálogo com lideranças do PP, especialmente Aguinaldo e Mersinho Lucena, é plenamente possível. “Acredito que vamos conversar e encontrar um caminho em comum. Surge uma nova força na Paraíba. Há a possibilidade de conversar e construir um caminho”, avaliou. Ele ressaltou ainda que, por ter mandato até 2030, o União Brasil deve ter uma influência maior sobre a federação no estado.

Caso seja concretizada, a federação teria a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, ultrapassando o PL, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. No Senado, seriam 13 senadores. Segundo Efraim, o objetivo principal da federação é fortalecer a atuação no Congresso Nacional e preparar o terreno para as eleições de 2026.

O comando nacional da federação seria intercalado entre os dois partidos, possivelmente iniciando pelo PP, sob a liderança do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL). As federações partidárias exigem atuação conjunta por pelo menos quatro anos, dividindo Fundo Partidário e tempo de televisão.

« Voltar

Política

EMBATE

Lula classifica revogação de vistos de ministros do STF pelo governo dos EUA como arbitrária

DECIDIDO

Hugo Motta mantém recesso da Câmara mesmo após pressão bolsonarista

NA PARAÍBA

Pesquisa Seta mostra João Azevedo e Veneziano liderando corrida pelo Senado Federal, no 1º e 2º votos

EMBATE

Lula critica 'chantagem inaceitável' de Trump e alfineta 'traidores da pátria' em pronunciamento

Veja também...

EXPECTATIVA

Moraes: Eduardo Bolsonaro intensifica 'conduta ilícita' em posts

EM QUEDA

Preço do café cai pela 1ª vez após 16 meses de alta

DE PARTIDA

Cartola do Benfica chega a SP para fechar negócio por Ríos, do Palmeiras