Compartilhe

Vereador de Itaporanga é cassado por fraude à cota de gênero

Por Diamante Online    Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025


O vereador Ricardo Pinto, do Partido Progressistas (PP), da cidade de Itaporanga, teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral. A sentença foi proferida pela juíza Hyanara Torres, da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, e aponta fraude à cota de gênero nas eleições de 2024.

Segundo a magistrada, o partido teria registrado de forma fictícia a candidatura de Ellenice Emilly Ramalho Pinto apenas para cumprir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas, exigida pela legislação eleitoral. A prática configura fraude à cota de gênero e invalida toda a chapa proporcional.

Nos autos do processo, consta que Ellenice obteve apenas um voto, não realizou campanha nas redes sociais e teve movimentação financeira praticamente inexistente — elementos que reforçaram a tese de que se tratava de uma candidatura de fachada.

A decisão da juíza também atinge outros nomes da legenda que participaram da disputa como suplentes: Francisco de Assis Barreiro Crizanto, Márcio José Gomes Rufino, Mariana Xavier Gomes, Olívio Gomes de Carvalho, Ivo Teixeira e Araújo Filho, Romildo Rodrigues de Lima e Sherliane Liara da Silva Ferreira.

Apesar da sentença, Ricardo Pinto continua ocupando o cargo de vereador até que o recurso seja julgado em instância superior. Sua defesa já informou que vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na tentativa de reverter a cassação.

Ele foi eleito no pleito de 2024 com 548 votos, ocupando a 11ª vaga na Câmara Municipal. 

A fraude à cota de gênero tem sido combatida com rigor pela Justiça Eleitoral, que entende a prática como uma grave afronta à representatividade feminina no processo democrático. O caso segue agora para apreciação no TRE-PB.

« Voltar

NA PARAÍBA

33 deputados da ALPB assinam nota contra tarifa de Trump

ELEIÇÃO

Veneziano diz que é zero a chance de aproximação a um palanque de Bolsonaro na PB

Veja também...

BELEZA RARA

Mileide Mihaile curte dia de sol em Preá, no Ceará

VIRALIZOU

'Tarifa do Trump' no cabaré? Não há comprovação de suposta comanda de bar

EMBATE

Cícero cobra definição da chapa governista e critica divulgação de 'notas falsas'