Compartilhe

Ministério Público pede cassação do prefeito de Conceição

Por Redação 40 Graus    Quinta-Feira, 17 de Abril de 2025


O futuro político do prefeito reeleito de Conceição, Samuel Lacerda (Solidariedade), será decidido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), após o Ministério Público Eleitoral apresentar parecer favorável à cassação do seu mandato. A manifestação foi protocolada na última semana e faz parte de um recurso movido pelo ex-candidato Marcílio Lacerda (Republicanos), que disputa na Justiça a legitimidade da reeleição de Samuel.

A Procuradoria Regional Eleitoral, comandada por Renan Paes Félix, apontou possível abuso de poder político durante a campanha de 2024, destacando o uso da estrutura da prefeitura para favorecer a reeleição do atual gestor. O parecer também pede que Samuel Lacerda fique inelegível pelos próximos oito anos.

O ponto central das acusações está nas contratações temporárias feitas pela Prefeitura de Conceição em ano eleitoral. Segundo os autos, foram 354 servidores contratados temporariamente em 2024, praticamente o dobro do registrado no ano anterior, quando 199 pessoas estavam nessa condição. O volume de admissões é considerado desproporcional e, de acordo com o parecer, levanta indícios de que a estrutura pública pode ter sido utilizada com fins eleitorais.

Outro aspecto questionado pelo Ministério Público foi a aparente contradição entre o discurso oficial do município sobre dificuldades financeiras e o aumento expressivo na folha de pessoal temporário. Documentos no processo indicam que a gestão chegou a anunciar a necessidade de cortar gastos meses antes das eleições, mas, na prática, expandiu consideravelmente o quadro de funcionários.

A Justiça Eleitoral de primeira instância havia optado por aplicar apenas uma multa ao prefeito. A decisão, no entanto, foi contestada por Marcílio Lacerda, o que levou o caso à instância superior.

Agora, o processo está sob relatoria do juiz Sivanildo Torres Ferreira no TRE-PB.

« Voltar

NA PARAÍBA

Alanna Galdino toma posse como conselheira do TCE-PB

INVESTIGAÇÃO

Depoimento de ex-candidata pelo MDB de Patos confirma fraude em cota de gênero pela legenda

Veja também...

CULTURA

AQJP participa do encontro do Programa Birôs Criativos, em Patos

SEGURANÇA

STTrans lança programação da campanha Maio Amarelo 2025

EMBATE

Cícero Lucena descarta possibilidade de filiação ao PSB