Em cerimônia bastante prestigiada pela classe política e sociedade em geral, os prefeitos, vices e vereadores eleitos, bem como seus suplentes, dos municípios de Patos e Quixaba, foram diplomados na noite desta quinta-feira (19) pela Justiça Eleitoral da 28ª Zona, no Patos Water Play, em Patos-PB.
A cerimônia foi presidida pela juíza eleitoral, Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, e contou com a presença de membros da Justiça Eleitoral, representantes do judiciário da região, das Forças de Segurança e figuras importantes da classe política regional, como a deputada estadual Francisca Motta e a atual prefeita de Quixaba, Cláudia Macário.
O evento contou ainda com a participação do Coral Municipal de Patos que entoou o Hino Nacional Brasileiro.
Durante o evento, foram diplomados nove vereadores de Quixaba, além do prefeito Allan Candeia e seu vice, Cezar Filho. Entre os parlamentares, estão:
O prefeito diplomado de Quixaba, Alan Candeia, disse que estava bastante satisfeito e ciente da responsabilidade que vai enfrentar, pois tem a missão de continuar a boa administração de Cládia Macário.
Do município de Patos, 17 vereadores foram diplomados, bem como o prefeito reeleito, Nabor Wanderley, e seu vice, Jacob Souto. Os parlamentares são:
Em ambos os municípios, também foram diplomados os suplentes, que poderão assumir vagas conforme a necessidade ao longo do mandato.
Em seu discurso, a juíza Vanessa Moura destacou a importância da participação popular no processo eleitoral e democrático, além de reforçar o papel dos eleitos como representantes do povo:
"A democracia autoriza a escolha, pelo cidadão, daqueles que irão representá-los. [...] Reporto-me aos diplomandos para dizer que os diplomas que irão receber não lhes conferem um título, mas uma missão. Estes diplomas não vão lhes conferir um status ou um símbolo de poder, mas certamente um compromisso com o serviço. A partir deste momento, os senhores terão a responsabilidade de honrar o voto de cada cidadão. Como vereadores, vice-prefeitos e prefeitos, a atuação dos senhores certamente não fica limitada à gestão administrativa ou legislativa. Os senhores, em verdade, são guardiões da confiança do povo. Por isso, devem buscar incessantemente a melhoria da qualidade de vida do povo, sobretudo daqueles mais vulneráveis, daqueles mais necessitados. Devem prezar pela Justiça Social, pautando suas condutas na busca do interesse coletivo." Vanessa Moura, juíza da 28ª Zona Eleitoral.
“Pela quarta vez prefeito de Patos e o sentimento é de gratidão ao povo de patos. Tenho a certeza de que não posso errar”, ressaltou o prefeito de Patos, admitindo mudanças no seu secretariado.