Elmano do PT passa Ciro Gomes na disputa pelo governo do Ceará, diz pesquisa Real Time
Por Brasil 247 Quarta-Feira, 15 de Julho de 2026
O governador Elmano de Freitas (PT) e o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) estão em empate técnico na disputa pelo governo do Ceará, enquanto o senador Cid Gomes (PSB) aparece à frente na corrida pelas duas vagas cearenses no Senado. Os dados são de pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira (15).
No cenário estimulado para o Palácio da Abolição, Elmano, pré-candidato à reeleição, registra 44% das intenções de voto. Ciro aparece com 40%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Na sequência, o senador Eduardo Girão (Novo) soma 7% das preferências. Jarir Pereira (PSOL), Giovani Sampaio (PRD) e Delegado Huggo Leonardo (Missão) aparecem com 1% cada.
Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto representam 3%. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa ouviu 1.600 eleitores entre os dias 13 e 14 de julho. O levantamento tem nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-05682/2026.
Elmano e Ciro também empatam no segundo turno
A proximidade entre os dois principais pré-candidatos se mantém em uma simulação de segundo turno. Nesse cenário, Elmano alcança 47% das intenções de voto, enquanto Ciro registra 45%.
A diferença de dois pontos percentuais permanece dentro da margem de erro, indicando novo empate técnico entre o atual governador e o ex-governador do Ceará.
O levantamento também mediu o grau de disposição dos eleitores para votar nos pré-candidatos. Ciro é apontado por 20% dos entrevistados como um nome em quem votariam com certeza. Outros 39% afirmam conhecer o tucano, mas descartam votar nele.
No caso de Elmano, 27% dos eleitores dizem que votariam com certeza no petista. Ao mesmo tempo, 37% afirmam conhecer o governador, mas não pretendem escolhê-lo nas urnas.
Governo Elmano tem aprovação de 58%
A gestão de Elmano de Freitas é aprovada por 58% dos entrevistados, enquanto 38% desaprovam o governo estadual. O resultado mostra uma vantagem de 20 pontos percentuais para a avaliação positiva.
Quando os eleitores são convidados a classificar a administração, 40% consideram o governo ótimo ou bom. Outros 35% avaliam a gestão como regular, enquanto 23% a classificam como ruim ou péssima.
Os números de aprovação aparecem como um dos principais ativos de Elmano na tentativa de conquistar um novo mandato, embora a pesquisa indique uma disputa apertada com Ciro Gomes.
Cid Gomes lidera disputa pelo Senado no Ceará
Na corrida pelas duas vagas do Ceará no Senado, Cid Gomes lidera com 26% das intenções de voto. O ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) aparece na segunda posição, com 22%.
A deputada federal Luizianne Lins (Rede) e o deputado federal Alcides Fernandes (PL) registram 14% cada e dividem a terceira colocação no levantamento.
Como cada eleitor poderá escolher dois candidatos ao Senado nas eleições de 2026, os percentuais da disputa senatorial são contabilizados de forma diferente dos números apresentados para o governo estadual.