Lenildo Morais aposta na eleição de Nabor e Veneziano para o Senado
Por Célio Martinez - A Fonte Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Lenildo Morais (PT), afirmou que acredita na eleição do ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e do senador Veneziano Vital do Rêgo para as duas vagas ao Senado Federal nas eleições deste ano. A declaração foi dada na noite desta segunda-feira (22), durante entrevista concedida a jornalistas no camarote da imprensa instalado no Terreiro do Forró, onde acontece o São João de Patos.
Ao comentar o cenário político paraibano, Lenildo destacou o crescimento da pré-candidatura de Nabor Wanderley, ressaltando que o ex-prefeito vem ampliando sua base de apoio em todo o Estado.
"Acredito que ele (Nabor) e Veneziano serão eleitos", prognosticou.
Antes de abordar o cenário eleitoral, o presidente da Funasa fez elogios à organização do São João de Patos, ressaltando a importância da festa para a economia local, a geração de emprego e renda e a valorização da cultura nordestina.
"São João é isso: alegria, confraternização, reencontro e conciliação também, e estou muito feliz de estar em Patos participando de tudo isso", destacou.
Lenildo também afirmou sentir orgulho do espaço ocupado por paraibanos em cargos estratégicos da administração pública e da política nacional. Segundo ele, a presença de lideranças do Estado em posições de destaque fortalece a imagem da Paraíba no cenário brasileiro.
"Não apenas por eu estar presidente da Fundação Nacional de Saúde, pois temos o presidente da Câmara, Hugo Motta, que é de Patos; a presidente da Caixa Econômica Federal; a presidente do Banco do Brasil; o presidente do Sebrae Nacional. Ou seja, são companheiros que são destaque nacional, representando bem a Paraíba e a cidade de Patos", afirmou.
Articulações políticas
Questionado sobre as eleições, Lenildo Morais disse que não será candidato, mas revelou que vem mantendo diálogo com diversas lideranças políticas da região em defesa de pré-candidaturas que considera importantes para Patos e para a Paraíba.
Entre os nomes citados estão o professor e ex-vereador Edleudo Lucena, pré-candidato a deputado estadual; o ex-governador Ricardo Coutinho, pré-candidato à Câmara Federal; o ex-prefeito Nabor Wanderley, que disputará o Senado; e o deputado federal Hugo Motta, que buscará a reeleição.
"Edleudo vai disputar uma vaga de deputado estadual, o companheiro Ricardo Coutinho vai disputar uma vaga na Câmara Federal, o ex-prefeito Nabor vai disputar uma vaga no Senado, Hugo Motta tentará a reeleição. Ou seja, nós temos vários amigos que vão disputar as eleições e eu tenho conversado com amigos que vão votar nesses candidatos. Claro que vou votar nos candidatos do PT, pois sou partidário, mas não posso deixar de reconhecer a importância estratégica que a cidade de Patos pode ter com essas representações importantes", declarou.
Elogios a Hugo Motta
Durante a entrevista, Lenildo Morais também fez elogios ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), destacando sua atuação na condução de pautas consideradas relevantes para o Governo Federal.
"Há uns dez ou doze anos eu disse para Hugo: vá para o centro das decisões, seja protagonista no cenário nacional, pois isso é muito importante para a minha cidade de Patos. E Hugo tem ajudado muito o governo do presidente Lula, a exemplo da matéria do fim da escala 6x1, da indicação do nosso companheiro Odair Cunha para o Tribunal de Contas da União. São várias matérias de interesse do governo que a Câmara, através de Hugo, tem contribuído", avaliou.
PT reivindica vaga de vice
Lenildo defendeu que o Partido dos Trabalhadores ocupe a vaga de vice na chapa majoritária encabeçada pelo governador Lucas Ribeiro (PP), argumentando que o tamanho e a representatividade nacional da legenda justificam essa participação.
Segundo ele, a discussão vem sendo tratada com dirigentes nacionais do partido.
"Pelo tamanho do PT e pela representatividade nacional do partido, o segundo maior partido do Brasil, defendo que o partido na Paraíba deve ocupar essa vaga na majoritária", afirmou.
Como sugestão, citou o vereador de João Pessoa Marcos Henriques, ressaltando, no entanto, que a condução das articulações cabe à presidente estadual da legenda, deputada Cida Ramos.
Defesa da CPI
Ao comentar os recentes escândalos envolvendo suspeitas de corrupção, entre eles o chamado Caso Master, Lenildo Morais defendeu a apuração rigorosa dos fatos e reiterou posicionamento semelhante ao manifestado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Quem errou tem que pagar", afirmou.
Na avaliação do presidente da Funasa, o caso representa um dos maiores escândalos já registrados no país e deve ser investigado pelo Congresso Nacional.
"Eu acho que esse é o maior escândalo que o Brasil já teve e, para nós, uma CPI é fundamental. Nós do PT defendemos a criação dessa comissão", concluiu.