Compartilhe

Pesquisa Quaest: maioria dos brasileiros rejeita anistia para golpistas

Por Agência Brasil    Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025


Uma pesquisa recente do Instituto Quaest revelou que a maioria dos brasileiros é contra a anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O levantamento, realizado entre os dias 27 e 31 de março foi divulgado no domingo (6), e mostra que 56% dos entrevistados são contra a concessão de anistia, enquanto 34% se mostram favoráveis à soltura dos réus.

Detalhes da Pesquisa:

  • Rejeição à Anistia: 56% dos entrevistados são contra a anistia.
  • A favor da Anistia: 34% dos entrevistados são a favor da anistia.
  • Indecisos: 10% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
  • Período da Pesquisa: 27 a 31 de março de 2024.
  • Amostra: 2.004 pessoas.
  • Margem de Erro: 2 pontos percentuais.

Repercussão e Contexto Político:

A pesquisa foi divulgada em um momento de intenso debate sobre a possibilidade de anistia para os condenados pelos atos golpistas. O ex-presidente Jair Bolsonaro tem defendido publicamente a anistia, enquanto o governo Lula e outros setores da sociedade se opõem à medida.

A pesquisa Quaest também revelou que:

  • 49% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve participação no planejamento dos atos golpistas, enquanto 36% disseram acreditar que ele não teve envolvimento.
  • A diferença amplia-se quando considerados os eleitores de Lula e de Bolsonaro: 79% dos lulistas acham que o ex-presidente esteve envolvido, ao passo que apenas 12% dos bolsonaristas compartilham dessa opinião.
  • 52% dos entrevistados consideram justa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar Bolsonaro réu pelos atos de 8 de janeiro.
  • Entre os que afirmam ter votado em Jair Bolsonaro em 2022, apenas 32% defendem a manutenção das prisões. Outros 36% acreditam que ninguém deveria ter sido preso, e 25% acham que os detidos já deveriam estar em liberdade. A estatística expõe o desafio de Bolsonaro em mobilizar apoio em torno da anistia, mesmo dentro de sua base eleitoral.
  •  Há um empate técnico, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, entre os que acreditam que o ex-presidente será preso (46%) e os que acham que ele escapará da condenação (43%).

    Mais uma vez, a divisão reflete a polarização política: 56% dos eleitores de Lula acreditam que Bolsonaro acabará preso, enquanto 55% dos bolsonaristas apostam que ele sairá impune.

Análise:

Os resultados da pesquisa Quaest indicam que a maioria dos brasileiros considera que os atos golpistas de 8 de janeiro foram crimes graves que devem ser punidos. A rejeição à anistia reflete um sentimento de que a impunidade não é aceitável em casos de ataques à democracia.

« Voltar

Política

ELEIÇÕES 2026

Cícero Lucena lidera intenções de voto para Governo da Paraíba em 2026

POLÊMICA

Cabo Gilberto defende veto de Lula e diz que aumento de deputados é inconstitucional

ELEIÇÕES 2026

Pesquisa Quaest: Lula se descola dos adversários e vence todos nos 1º e 2º turnos

PROJETO

Lula explica veto ao aumento do número de deputados

Veja também...

AMBIENTE

Ruas de Patos que foram calçadas agora recebem plantação de árvores

ECONOMIA

Congresso está pronto para auxiliar o Executivo na negociação do tarifaço, diz presidente Hugo Motta

MAIS SAÚDE

Saúde de Quixaba realiza visita de gestantes à Maternidade de Patos