Compartilhe

Deputada apresenta projeto de lei que proíbe anistia a condenados ou investigados por golpe

Por O Globo    Terça-Feira, 1 de Abril de 2025


A deputada federal Duda Salabert (PDT) apresentou, nesta segunda-feira, um projeto de lei que se contrapõe ao movimento pela anistia dos envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A proposta proíbe a concessão de perdão a condenados ou investigados pelo crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A escolha da data não foi aleatória: o projeto foi protocolado no dia que marca os 61 anos do golpe militar de 1964. Na justificativa, Salabert destaca a importância da preservação dos Três Poderes, mas não menciona explicitamente os atos de 8 de janeiro.

"Este Projeto de Lei busca fortalecer o compromisso do Brasil com a democracia, assegurando que atos que a ameacem sejam tratados com a devida seriedade e que seus responsáveis não sejam beneficiados por medidas que possam incentivar a reincidência ou a impunidade", afirma um trecho da proposta.

A movimentação da deputada ocorre em meio ao avanço da articulação pela anistia na Câmara dos Deputados. Parlamentares de direita estimam que cerca de 300 deputados estejam dispostos a votar a favor da medida. Para ser aprovada, a proposta precisa do apoio de pelo menos 257 parlamentares, maioria simples da Casa.

Até o momento, apenas dois partidos declararam apoio integral ao projeto de anistia: o PL, com 92 deputados, e o Novo, com quatro. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros líderes da direita, no entanto, afirmam que legendas do centrão, como o PSD, também devem apoiar a iniciativa.

« Voltar

PEDIDO

Gleisi pede que Hugo Motta cumpra compromisso assumido de não pautar projetos polêmicos

ELEIÇÕES 2024

FRAUDE: Ex-candidata do MDB de Patos diz em depoimento que não sabia nem seu número

Veja também...

NO MERCADO

Jesus ou Abel? Quem tem mais chance de substituir Ancelotti como alvo na Seleção

CORRUPÇÃO

Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Collor

DESENVOLVIMENTO

Obra da ponte na PB-262 em Patos será entregue nesta sexta e tráfego liberado logo em seguida