Compartilhe

Paraíba já registra 22 denúncias de assédio eleitoral

Por Wscom    Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2024


A Paraíba já acumula 22 denúncias de assédio eleitoral durante a campanha para prefeitos e vereadores de 2024, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta quinta-feira (19). O estado está entre os cinco com maior número de queixas no país, ficando atrás apenas da Bahia, São Paulo, Sergipe e Goiás.

Até o momento, o MPT já recebeu 319 denúncias em todo o Brasil, número quatro vezes maior que o registrado no primeiro turno das eleições de 2022, quando houve 68 queixas. Das denúncias apresentadas, 265 são individuais, ou seja, sem repetição da mesma queixa.

O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, avaliou que, apesar do aumento expressivo no primeiro turno, “não acredito que o segundo turno terá a mesma velocidade que teve no segundo turno da eleição anterior. Não há o ambiente daquele momento, a polarização não vai aumentar”, declarou.

Casos documentados

O MPT destacou que há casos em várias regiões do país. Entre os exemplos de assédio eleitoral, um dos casos ocorreu em Pedro Leopoldo (MG), onde um candidato a prefeito foi levado ao local de trabalho de uma empresa para fazer campanha. O Tribunal Regional do Trabalho determinou que a empresa se abstivesse de promover eventos políticos sob pena de multa.

Assédio eleitoral e legislação

Assédio eleitoral se configura por práticas de coação, intimidação ou manipulação do voto no ambiente de trabalho. Conforme a legislação, os envolvidos podem ser convocados pelo MPT para prestar explicações e assinar um termo de ajustamento de conduta (TAC). O descumprimento de liminares ou sentenças judiciais pode levar à prisão.

Denúncias de assédio eleitoral podem ser feitas pelo site do Ministério Público do Trabalho.

 

 

 

« Voltar

ELEIÇÃO

Veneziano diz que é zero a chance de aproximação a um palanque de Bolsonaro na PB

NO SERTÃO

Adriano confronta Gervásio sobre politicagem em hospital no Sertão

Veja também...

NA PARAÍBA

33 deputados da ALPB assinam nota contra tarifa de Trump

NO SERTÃO

Tradição: queijo de manteiga produzido por quatro gerações é destaque no João Pedro de Várzea

NO SERTÃO

Foragido da justiça de Patos desafiou policiais para troca de tiros antes de ser recapturado