Vereadores discutem e sessão na Câmara de Bonito de Santa Fé termina em confusão

Por Felipe Nunes - JP Online Sábado, 16 de Agosto de 2025
Ao mesmo tempo em que aponta caminhos para a manutenção da unidade na base, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), deu neste sábado (16), mais um sinal de que pode estar disposto a conversar com partidos que fazem oposição ao governador João Azevêdo (PSB), visando as eleições de 2026, caso os critérios defendidos por ele não sejam atendidos.
Questionado sobre um um possível entendimento com o MDB para as próximas eleições, o prefeito não descartou a possibilidade de uma conversa sobre o assunto e fez questão de agradecer publicamente aos partidos que abrem as portas para uma filiação dele.
“Eu particularmente não conversei aindacom o senador Veneziano, presidente da sigla, mas agradeço a ele e a todos que colocam os partidos à disposição de minha filiação. O que digo é que meu nome está posto. Vamos continuar conversando e dialogando”, disse o prefeito à CBN João Pessoa.
A abertura de Cícero ganha peso político por envolver o MDB, hoje na oposição ao governo estadual e comandado na Paraíba pelo senador Veneziano Vital do Rêgo. Embora o prefeito esteja atualmente filiado ao Progressistas, partido do vice-governador Lucas Ribeiro, o prefeito não fecha portas e adota um discurso de escuta e flexibilidade.
Cícero Lucena em entrevista para a CBN João Pessoa. Reprodução
Além do recado indireto à base governista, Cícero reforçou sua disposição de estar no páreo em 2026. Disse que está pronto para ampliar o modelo de gestão implementado em João Pessoa para todo o estado, num projeto que tenha como base o que ele chamou de "escuta popular".
“Estou colocando minha vida, minha história, minha experiência, ampliar o modelo de João Pessoa para todo Estado da Paraíba, um modelo de gestão que escuta a população e suas demandas", disse.
Não há candidaturas naturais
O prefeito novamente questionou a ideia de que existam candidaturas “naturais” dentro do grupo, como seria o caso do vice-governador, e citando pesquisas eleitorais em que aparece como favorito, mandou um recado que pode ser classificado como "diplomático", mas ao mesmo tempo contundente.
“Essa questão de naturalidade é relativo. É natural por que ele [Lucas Ribeiro] é vice-governador? Sou natural por que sou prefeito? Naturalidade é ouvir o povo. Se o povo afirmar que é ele, votarei, e espero que a recíproca seja verdadeira", disse.
"Quem é elege é o eleitor e ele não vai ser ouvido? Então vamos rasgar as pesquisas?", questionou.
As declarações mostram que, embora ainda dentro da base governista, Cícero começa a se movimentar com mais autonomia no xadrez eleitoral e não fecha caminhos com nenhuma sigla, nem mesmo com partidos hoje na oposição.
Nas últimas semanas, movimentos do prefeito também indicam conversas com o PSDB. O presidente nacional da legenda, Marconi Perillo, confirmou à Rádio CBN o convite formal para filiação do prefeito.