Compartilhe

Aliados de Bolsonaro veem desempenho fraco de Tarcísio em pesquisa

Por G1    Sexta-Feira, 4 de Abril de 2025


Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) consideraram como fraco o desempenho de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a eleição presidencial de 2026, conforme pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (3).

O governador de São Paulo soma 15% das respostas dos eleitores quando questionados sobre quem deveria ser o candidato da direita sem Bolsonaro, que está inelegível pela Justiça Eleitoral -- ele tenta aprovar um projeto de anistia no Congresso Nacional para reverter a situação e concorrer em 2026.

Logo atrás do governador aparecem Michelle Bolsonaro (PL), com 14%, e Pablo Marçal (PRTB), com 11%.

Caso enfrentasse o presidente Lula (PT) em um eventual 2ºturno, Tarcísio tem 37%, contra 43% do petista. O governador tem o mesmo percentual se o desafiante fosse Pablo Marçal e um ponto a menos do que a ex-primeira dama, que tem 38%.

Pessoas próximas ao ex-presidente avaliam que Tarcísio não sabe fazer política, mesmo a frente do principal estado brasileiro. Eles veem os 15% como pouco para um governador de SP que pretende concorrer ao Planalto.

 

"Governador com máquina na mão empatado com Michele e Marçal, que tem apenas um [perfil no] Instagram", analisou um interlocutor de Bolsonaro ao blog.

 

Será necessário para o governador melhorar a comunicação e "andar com o próprio motor", segundo esta pessoa, e fazer política para ele mesmo a fim de conseguir tração para concorrer em 2026.

 

Os aliados consideram os 14% de Michelle, mesmo sem ocupar cargo político, como demonstração do peso que a marca "Bolsonaro" tem. O ex-presidente tenta emplacar alguém de sua família como possível substituto para 2026, já que não pode ser candidato.

Na alternativa do ex-presidente, Michelle ou o filho Eduardo seriam cabeça de chapa ou, então, ficariam como vice em chapa com o próprio Bolsonaro como candidato - e que depois assumiria a candidatura, em estratégia similar à adotada por Lula com Fernando Haddad (PT) em 2018.

« Voltar

Política

ELEIÇÕES 2026

Cícero Lucena lidera intenções de voto para Governo da Paraíba em 2026

POLÊMICA

Cabo Gilberto defende veto de Lula e diz que aumento de deputados é inconstitucional

ELEIÇÕES 2026

Pesquisa Quaest: Lula se descola dos adversários e vence todos nos 1º e 2º turnos

PROJETO

Lula explica veto ao aumento do número de deputados

Veja também...

AMBIENTE

Ruas de Patos que foram calçadas agora recebem plantação de árvores

ECONOMIA

Congresso está pronto para auxiliar o Executivo na negociação do tarifaço, diz presidente Hugo Motta

MAIS SAÚDE

Saúde de Quixaba realiza visita de gestantes à Maternidade de Patos