Compartilhe

PoderData: Lula tem 42%, empata com a soma dos adversários e pode vencer no 1º turno

Por Poder 360    Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022


Pesquisa PoderData realizada de 16 a 18 de janeiro mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida eleitoral ao Palácio do Planalto com 42% das intenções de voto no 1º turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) está em 2º lugar, com 28%.

Os percentuais de todos os candidatos oscilaram na margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa em relação ao último levantamento,realizado de 19 a 21 de dezembro de 2021, quando o petista ficou com 40% e Bolsonaro com 30%. Esta rodada, no entanto, trouxe um fato novo: Lula entrou na zona do empate técnico em comparação ao somatório das intenções de voto dos mais candidatos. O petista pode se eleger no 1º turno se tiver a maioria dos votos válidos –em outras palavras, se para mais votado que todos os adversários, juntos.

Todos os posts É a 2ª vez a pesquisa PoderData registra um empate técnico entre Lula e a soma de todos os outros nomes testados. A 1ª foi em julho de 2021,quando o petista tinha 43% contra 44% de uma lista menor de adversários.

Em 3º lugar no 1º levantamento eleitoral do PoderData do ano está o ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (Podemos), que marca 8%. Ciro Gomes (PDT) tem 3% das intenções de voto; João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), 2% cada; Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania), cada um com 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz Felipe d'Ávila (Novo) não tiveram menções o suficiente para pontuar. São 6% os que votaram em branco ou nulo e o mesmo percentual respondeu que não sabe como responder.

A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 511 cidades em 27 unidades da Federação de 16 a 18 de janeiro de 2022. O registro no TSE é 02137/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preematam proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representam de forma fiel ao conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

ESTRATIFICAÇÃO

Entre os homens, Bolsonaro lidera com 41% contra 35% de Lula. Entre como mulheres, o petista teria 48% contra 17% do atual presidente; vitória no 1º turno.

No recorte por faixa etária, Lula tem seu melhor desempenho na faixa de 25 a 44 anos (48%), enquanto Bolsonaro se sai melhor entre aqueles com 60 anos ou mais (33%).

Ao considerar como regiões do Brasil, o ex-presidente tem melhor desempenho no Nordeste (57%) e o atual ocupante do Planalto, no Norte (46%). No Sul, Sergio Moro vai a 23% e empata tecnicamente com Lula e Bolsonaro (27% cada).

Na análise por faixa de renda, Lula tem 46% e ganharia no 1º turno no grupo dos desempregados ou que não tem renda fixa.

A pesquisa PoderData também mostrou que Lula derrotaria Bolsonaro (54% X 32%), Moro (49% X 26%), Ciro (47% X 19%) e Doria (48% X 16%) em um eventual 2º turno. Jair Bolsonaro emplaca tecnicamente com Sergio Moro e Ciro Gomes em um confronto direto. Leia mais sobre os cenários de 2º turno neste post.

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook,no Instagram e no LinkedIn.

PODERDATACAST

Poder360 e o PoderData publicam de 15 em 15 dias o PoderDataCast, voltado exclusivamente ao debate de pesquisas eleitorais e de opinião pública. O último episódio, ainda com dados da rodada passada, recebeu a advogada atuante em direito público e defesa das mulheres Maíra Recchia.

« Voltar

NA PARAÍBA

Vereadores de Campina Grande também aprovam projeto para aumentar o próprio salário

ELEIÇÕES 2024

Baronesa é ‘rifada’ e vereadores do seu partido já tratam Ramonilson como candidato a prefeito de Patos

Veja também...

NO SERTÃO

Dia D de Proteção Animal: Prefeitura de Patos promove evento nesta sexta-feira (26)

NA PARAÍBA

Advogado é preso no Sertão em operação do Gaeco acusado de fraudar liberações de membros de facções

BRONCA

Cehap se pronuncia após invasão de apartamento à venda no São Judas Tadeu, em Patos