Compartilhe

Hugo Motta defende debate sobre parlamentarismo no Brasil

Por Brasil 247    Terça-Feira, 4 de Fevereiro de 2025


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reacendeu o debate sobre a possível adoção do parlamentarismo no Brasil. Em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (4), ele defendeu que o Congresso discuta a mudança do sistema de governo, mas com uma ressalva: o debate não pode ser apressado. Segundo Motta, é preciso tempo para que a população compreenda a proposta e não a veja como uma “usurpação do direito de escolher o presidente da República”.

O parlamentarismo, sistema em que o chefe de governo (primeiro-ministro) é escolhido pelo Parlamento, enquanto o chefe de Estado (presidente ou monarca) tem um papel mais simbólico, é visto por alguns como uma solução para a instabilidade política do presidencialismo. No entanto, a proposta divide opiniões. Enquanto Motta argumenta que o modelo “tem trazido avanços” em outros países, críticos temem que a mudança concentre ainda mais poder nas mãos do Congresso, historicamente marcado por trocas de favores e interesses particulares.

Semipresidencialismo também entra na roda

A discussão sobre o sistema de governo ganhou novos contornos após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes defender, em janeiro, a adoção do semipresidencialismo. Nesse modelo, o presidente da República divide o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso. Mendes criticou o presidencialismo vigente, apontando as emendas parlamentares como um dos problemas que distorcem a governabilidade.

A proposta do semipresidencialismo já havia sido discutida em 2022, quando o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criou um grupo de trabalho para analisar o tema. O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também manifestou interesse em avançar com a proposta.

« Voltar

NA PARAÍBA

'O Republicanos não permanecerá onde não seja valorizado', diz Murilo Galdino

POLÊMICA

Hugo pede que STF mantenha decisão da Câmara que livrou Ramagem de ação por tentativa de golpe

Veja também...

NA GLOBO

Guerreiros do Sol: novela com Isadora Cruz vai estrear em junho

DESENVOLVIMENTO

Vereador de Várzea pede instalação de posto de venda de ração no Vale

MAIS SAÚDE

Saúde mental na gestação é tema de rodas de conversa em Patos