Compartilhe

Ciro lança manifesto e diz que não vai retirar candidatura

Por O Globo    Segunda-Feira, 26 de Setembro de 2022


O candidato do PDT à Presidência da República nas Eleições 2022, Ciro Gomes, disse nesta segunda-feira que não vai abrir mão de sua candidatura. Ele também criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), seus oponentes na corrida presidencial. "Não me intimidarão", frisou o pedetista. O anúncio ocorre em meio à ofensiva petista pelo 'voto útil' no ex-presidente no primeiro turno, e repercutiu imediatamente nas redes sociais, com memes e críticas da oposição.

— Nada deterá minha disposição de seguir em frente — disse Ciro nesta manhã durante leitura de manifesto — Aqueles que ousam resistir, como é o meu caso, são vítimas das mais virulentas campanhas de intimidação, mentiras e de operações de destruição de imagem. É o que está acontecendo agora quando estou sendo vítima de uma gigantesca e virulenta campanha, nacional e internacional, para a retirada da minha candidatura.

O pedetista declarou que vai continuar a "denunciar os corruptos e demagogos que tentam ludibriar a fé popular com suas falsas promessas", citando nominalmente Lula e Bolsonaro.

Ao longo dos 10 minutos de discurso, Ciro citou Lula seis vezes e Bolsonaro outras cinco. Manteve o tom adotado nos últimos meses, de que sua candidatura pretende quebrar a polarização entre o petismo e o bolsonarismo que, segundo ele, levou o país à derrocada.

O que motivou a leitura do manifesto foi a campanha cada vez mais intensa do PT pelo voto útil em Lula, disseram seus aliados que compareceram ao comitê de campanha nesta manhã. Eles entendem o movimento adversário como uma tentativa de esvaziar a discussão de projetos e ideias e tirar a autonomia do eleitor em votar no candidato preferido.

Ciro citou o argumento do voto útil no discurso:

— Querem eliminar a liberdade das pessoas de votarem no regime de dois turnos, primeiro no candidato que mais representa seus valores, e, se for o caso, de optarem depois por aquele que mais se aproxime de suas ideias — afirmou.

Ao fim do pronunciamento, um militante da campanha foi ao púlpito para criticar a imprensa e o que julgou uma equiparação injusta entre Ciro e Bolsonaro. O próprio candidato, minutos antes, havia culpado "setores da mídia e da inteligência" pela "falsa ideia de que apenas um pode derrotar o outro", referindo-se aos dois adversários.

O ex-governador do Ceará tem 7% das intenções de voto segundo a última pesquisa do Datafolha, divulgada na quinta-feira (22). Ele aparece em terceiro lugar, em empate técnico com Simone Tebet (MDB) que tem 5%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 47%, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%.

 

Troca de farpas no fim de semana

 

Durante agenda no Rio de Janeiro neste domingo, Lula e Ciro trocaram farpas em compromissos pela capital fluminense. O petista criticou Ciro sem citá-lo nominalmente, e buscou mais uma vez convencer o eleitor a decidir a eleição em uma única etapa, para evitar um duro confronto com Bolsonaro em um eventual segundo turno. Enquanto isso, o pedetista voltou a criticar o PT duramente, acusando a sigla de ser corrupta e leniente.

Em comício em Madureira, na quadra da escola de samba Portela, Lula reforçou a importância de o eleitor não deixar de comparecer à votação, no próximo domingo, e provocou Ciro ao mencionar que um neto de Leonel Brizola, fundador do PDT, estava presente.

— Eu estou vendo aqui o neto do Brizola, o Leonel. Se o Brizola estivesse aqui, o Brizola estava junto conosco, aqui, pedindo "fora, Bolsonaro". Eu tenho certeza absoluta de que o Brizola estaria do nosso lado — disse.

O pedetista, que reclama da ofensiva do PT pelo voto útil e enfrenta dissidências no próprio partido — na última quarta-feira, viu um grupo de correligionários assinarem um manifesto demonstrando apoio a Lula —, deu o troco na Praia de Copacabana. Durante a caminhada, o pedetista não poupou críticas ao PT, responsabilizando a sigla pela ascensão de Bolsonaro e por ter "apoiado" a ocupação do Palácio das Laranjeiras, sede do governo fluminense, pelo "crime organizado". Ciro repetiu o tom no pronunciamento desta segunda-feira.

« Voltar

EMBATE

Fernando Haddad diz que Congresso também precisa respeitar responsabilidade fiscal

ELEIÇÕES 2024

Serviços da Justiça Eleitoral na PB podem ser realizados por WhatsApp

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

Senador Efraim Filho se reúne com correligionários em Patos e reafirma apoio do União Brasil a Nabor

Veículo tomado de assalto de agente de saúde em Patos é localizado abandonado pela Polícia Militar

PREOCUPANTE

Dia Nacional da Caatinga: veja quais espécies de animais do bioma podem desaparecer