Hugo Motta nega acordo com bolsonaristas para pautar anistia e diz que a democracia não será negociada

Por Wscom Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se pronunciou após o ato da oposição no Congresso Nacional ao longo dos últimos dois dias em que a pauta das duas Casas esteve obstruída. O paraibano garantiu que não negociou nenhum tipo de projeto com os bolsonaristas para que o trabalho fosse retomado.
“A presidência da Câmara é inegociável, o presidente da Câmara não negocia as suas prerrogativas, nem com a oposição, nem com o governo e com absolutamente ninguém”, afirmou Motta. Segundo Motta, ele seguirá dialogando com os líderes de partido e de bancada para garantir a continuidade dos trabalhos, mas sem abrir mão das prerrogativas do seu papel como presidente da Casa Baixa do Legislativo. “Vamos avançar com diálogo aberto, firmeza e respeito ao regimento da Casa”, definiu.
O deputado carioca Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, pediu desculpas a Hugo publicamente por falas feitas ao paraibano em conversa privada entre os dois e agradeceu ao republicano por sua paciência.
“Eu não gosto de fazer coisas, apesar que eu não fiz isso em público, não te expus publicamente. Mas, ontem, com o acirrar dos ânimos, eu, com Vossa Excelência, não fui correto, e te peço perdão da tribuna da Câmara. Não fui correto no privado, mas faço questão de pedir perdão em público. Nós não estávamos emocionalmente estruturados para aquilo”, afirmou o carioca durante sessão plenária.