Compartilhe

Hugo Motta promete destravar proposta que limita decisões monocráticas do STF

Por PB Agora    Sábado, 21 de Dezembro de 2024


Em um jantar com a bancada de Minas Gerais, realizado esta semana, o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), fez uma promessa importante: ele se comprometeu a colocar em pauta uma proposta que visa limitar as prerrogativas do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta, que propõe restringir os temas sobre os quais os ministros do STF podem tomar decisões monocráticas, foi um dos principais assuntos levantados pela ala bolsonarista, que tem pressionado pela formação das comissões para avaliar propostas de emendas constitucionais.

O deputado Zé Vitor (PL-MG), que participou do encontro, afirmou que Motta deu a entender que a proposta será colocada em tramitação: “Ele deu a entender que vai colocar isso na pauta”, comentou o parlamentar.

Essa atitude de Hugo Motta reflete uma estratégia de manter um equilíbrio político, atendendo tanto à ala mais à direita quanto a mais à esquerda, enquanto se prepara para assumir a presidência da Câmara. Embora tenha cedido em relação à agenda bolsonarista, alguns analistas acreditam que essa postura pragmática pode ser uma forma de evitar concessões mais arriscadas e polêmicas, como as que buscam dar ao Congresso o poder de reverter decisões da mais alta corte do país.

Ao prometer avançar com essa proposta, Motta sinaliza que sua presidência poderá ser marcada por um equilíbrio delicado entre diferentes setores do espectro político, com uma estratégia de movimentos cuidadosos para agradar diferentes alas sem comprometer sua liderança.

« Voltar

Política

EMBATE

Cícero ‘estranha’ declaração de Aguinaldo: 'Pode ser vontade dele, mas temos que saber a do povo'

NA BERLINDA

Professores da PB protocolam pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro na Câmara

EM BRASÍLIA

Centrão isola bolsonaristas e frustra pressão por anistia

EMBATE

Lula e STF se unem em defesa de Moraes e reação ao tarifaço

Veja também...

NO SERTÃO

Ministro da Saúde desembarca em Patos na próxima semana

ECONOMIA

Patos se consolida como polo econômico do Sertão com PIB de R$ 2 bilhões

NA PARAÍBA

Deputado Júnior Araújo anuncia saída do PSB e migra para Progressistas