O ex-presidente Jair Bolsonaro desistiu de dar entrevista ao portal de notícias Metrópoles nesta segunda-feira e, na sequência, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu uma decisão explicando que ele não pode se utilizar de entrevistas veiculadas nas redes sociais para driblar as cautelares de não se manifestar nas redes sociais.
A decisão da Justiça determina que ele fique em casa de 19h às 6h.
“Eu tenho que ir embora, senão, eu vou... essa medida restritiva”, disse Bolsonaro, ao se despedir dos jornalistas.
Questionado sobre como será sua nova rotina com as restrições, ele respondeu de forma breve:
“Até segunda-feira, seis da manhã, eu estou em casa.”
As declarações ocorreram após a operação da Polícia Federal que mirou Bolsonaro no âmbito do inquérito que apura tentativa de obstrução da Justiça.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes também proíbe o ex-presidente de usar redes sociais, conversar com outros investigados e se aproximar de embaixadas.
As medidas foram determinadas após a PF identificar indícios de que Bolsonaro cogitava deixar o país. A Justiça também entendeu que ele e o filho Eduardo, que está nos Estados Unidos, buscam se articular com o governo daquele país para atrapalhar as investigações da tentativa de golpe de Estado no Brasil
Em buscas na casa de Bolsonaro, foram encontrados cerca de US$ 14 mil em espécie.
A defesa do ex-presidente classificou as medidas como “severas” e disse que ele sempre colaborou com a Justiça. Já a oposição criticou o uso de tornozeleira e acusou Moraes de perseguição política.
Bolsonaro chegou em casa nesta sexta antes das 19h, como manda a decisão da Justiça (veja no vídeo abaixo).
« Voltar