[VÍDEOS] Acidente entre dois caminhões e quatro carros deixa cinco mortos na BR-230, em Soledade, na Paraíba
Por Gabriella Loiola Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2025
Um acidente envolvendo dois caminhões e quatro carros foi registrado na BR-230, em Soledade, no Curimataú da Paraíba, na manhã desta segunda-feira (3). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão tenha deixou cinco mortos, todos do mesmo veículo, um GM/SPIN.

O acidente foi no 210 da BR 230, próximo ao perímetro urbano de Soledade um dos caminhões tombou e carga está espalhada pela pista. O trânsito está lento na região e registra retenção de quase 3 km momento.

Imagens registradas por motoristas e populares na área do acidente mostram que dois carros caíram em um desnível para fora da pista e um dos carros está embaixo do caminhão, que tombou.
O que se sabe até o momento é que foram 06 veículos envolvidos, sendo 04 veículos de passeio e 02 caminhões. O número total de feridos no acidente ainda não foi divulgado, mas todos os óbitos confirmados eram de ocupantes do GM/SPIN.
A PRF-PB e equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência já estão em atuação.
A dinâmica da ocorrência deve ser investigada, mas testemunhas relataram que o acidente ocorreu durante uma tentativa de ultrapassagem. “Ele foi fazer e achou que dava para fazer, mas não deu e aí o que acontece é que ele bateu de frente com um caminhão”, relatou uma testemunha.
A testemunha relatou ainda que após a colisão, o veículo capotou várias vezes em direção a outros veículos que estavam na pista na contramão.
“Quando eu passei lá vi de pertinho. Foi terrível, vi várias pessoas lá machucadas, inclusive uma família com uma criança de mais ou menos uns 5, 6 anos. Sinceramente eu nunca tinha visto uma coisa daquela de perto não, foi terrível”, completou a testemunha.
Acidentes de carro devido a ultrapassagens indevidas
De acordo com a PRF, as ultrapassagens indevidas são responsáveis por grandes tragédias nas rodovias federais e provocam muitas mortes todos os anos no Brasil.
Na verdade, muitos dos acidentes fatais decorrem de colisões frontais que foram provocadas por ultrapassagens realizadas de maneira inadequada, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário.
A multa para ultrapassagem forçada é de R$ 2.934,70 e gera suspensão da habilitação, já a para ultrapassagem em local proibido é de R$ 1.467,35 e 7 pontos na carteira.
Vale ressaltar que o alerta da PRF nesses casos não é para o valor da multa de forçar ultrapassagem valor e suspensão do direito de dirigir.
Confira as dicas da PRF para realizar uma ultrapassagem de forma segura
- Conheça seus limites e os limites de seu veículo (Domino essa manobra? Meu carro tem a potência que preciso para executar a ultrapassagem de forma segura? Sei o que fazer diante da aproximação de um veículo em sentido oposto?);
- Para ultrapassar o veículo à sua frente, o motorista precisará conduzir mais rápido que ele. Então avalie a velocidade em que ele está e o limite de velocidade da via para decidir se, de fato, a ultrapassagem é necessária;
- Antes de começar a ultrapassagem, confira no retrovisor se algum veículo atrás não iniciou a manobra antes. Se sim, dê a preferência para o outro veículo e aguarde o momento oportuno para realizar a manobra;
- Só ultrapasse se estiver seguro. Se tiver dúvidas, evite fazer a ultrapassagem, pois nem sempre é possível ‘voltar’ com segurança após uma ultrapassagem iniciada e mal calculada;
- Não ultrapasse em faixa contínua, sinalização típica de locais com pontes e trechos de visibilidade restrita (curvas e aclives);
- A ultrapassagem deve começar e terminar na faixa seccionada (tracejada);
- Sinalize com antecedência aos demais motoristas sua intenção de ultrapassar (use a seta da esquerda);
- Quando for retornar para sua faixa, lembre-se de acionar a seta da direita que só deve ser desligada ao final da ultrapassagem;
- Mantenha a distância de segurança (atrás, não grude para ‘pegar o vácuo’ e ao ultrapassar, não retorne ‘raspando’ no veículo ultrapassado).
« Voltar
