Compartilhe

Saiba o que fazer para reaver aparelho roubado na Paraíba

Por G1 Paraíba    Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025


A Polícia Civil na Paraíba realizou na última terça-feira (8) a Operação Recupera, com o objetivo devolver os celulares roubados para os donos, e tem acontecido nas cidades de João PessoaCampina GrandeGuarabira e Patos.

De acordo com a Polícia Civil, mais de 700 celulares roubados foram recuperados entre os meses de dezembro de 2024 e abril de 2025. Entre esses aparelhos, 207 foram devolvidos aos donos na operação.

Para que a vítima tenha a possibilidade de recuperar o celular perdido em caso de roubo ou furto, alguns passos que devem ser seguidos. O g1 mostra o que é preciso fazer para reaver o aparelho roubado. Confira abaixo.

 

Como recuperar o celular roubado através da polícia?

 

De acordo com a delegada geral Cassandra Duarte, o primeiro passo para conseguir a possibilidade de reaver o celular perdido é realizar um boletim de ocorrência logo após o roubo o furto ter acontecido.

 

“A investigação e a recuperação do aparelho só é possível quando se existe o boletim de ocorrência e principalmente se a gente já tem o número do IMEI. O IMEI é o número que tem cada celular tem. A equipe contacta todas as operadoras e sabe que é o cadastro daquela pessoa que está usando o aparelho no momento", explica a delegada.

 

O IMEI é um número único de identificação de cada celular, e pode ser encontrado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou por uma combinação de teclas. Outras formas de identificar o IMEI do celular são:

 

  • Bateria: retire a bateria e verifique o número de IMEI na etiqueta do equipamento
  • Teclado: abra o teclado do aparelho, como se fosse fazer uma ligação, e digite *#06#
  • Configurações: acesse as configurações do aparelho, procure a opção "Sobre o dispositivo" e procure a opção "IMEI"

 

De acordo com o delegado Cristiano Santana, a operação não é voltada somente para devolver os aparelhos apreendidos, mas também para contribuir na investigação da polícia para identificar grupos criminosos que atuam realizando esses roubos.

“O setor do Recupera não é só na recuperação de aparelhos celulares, mas também na identificação de grupos criminosos com atuação específica nesse tipo de delito”, complementou.

« Voltar

OPERAÇÃO

PF desarticula quadrilha do tráfico que movimentou R$ 89 milhões; líder operava da Paraíba

TRÁGICO

Jovem de 19 anos morre em colisão entre moto e carreta na BR-230, em Pombal

Veja também...

HOMENAGEM

Loja Maçônica João Abílio Neto recebe Voto de Aplauso da Câmara de Patos

DECIDIDO

ALPB aprova projeto que proíbe academias de cobrarem por acesso de personal trainer

EM OBRA

DER recupera acesso ao bairro Mutirão pela PB-262 em Patos