Sede do 3º BPM é demolida em Patos e marca início da reconstrução de novo prédio da instituição
Por Redação 40 Graus com Assessoria Sexta-Feira, 31 de Maio de 2024
Nesta quinta-feira (30), ocorreu a demolição do antigo prédio do 3º Batalhão da Polícia Militar, sediado na cidade de Patos - PB, marcando o início de uma nova era com a construção de uma moderna e funcional sede.
A nova sede foi elaborada objetivando modernização e eficiência, com estruturação e recursos que atenderão melhor às demandas da polícia e de seus integrantes. Esta nova sede do 3º Batalhão contribuirá significativamente para a melhoria da segurança pública na região.
O 3º BPM tem 52 anos de história. Conhecido como o Guardião do Sertão, os homens e mulheres que compõem essa unidade operacional desempenharam e continuam a desempenhar, ao longo desses anos, com muita dedicação e comprometimento, a missão de proteger e servir a sociedade sertaneja.
“Tudo isso é para uma causa nobre”, segundo comentou o comandante Esaú de Lucena que destacou o momento histórico, expressando sua satisfação com a sensibilidade do Governo do Estado em proporcionar a oportunidade de mudar para uma instalação moderna e atualizada.

"A entrega das instalações do batalhão à empresa responsável pela obra marca um passo importante para a Polícia Militar. Estamos felizes com a sensibilidade do Governo do Estado e a oportunidade de migrar para uma nova instalação moderna e atualizada", afirmou o tenente-coronel Esaú.
A obra que vai custar quase R$ 4 milhões, deve ter quase dois anos de duração e por conta disso, o Batalhão será distribuído entre três unidades militares que operam na cidade de Patos.

O Comando Regional ficará localizado nas margens da BR-230 próximo a escola Ágape, a parte administrativa será alocada na 4ª Companhia de Polícia de Trânsito (CPTRAN), enquanto a Rádio Patrulha funcionará no Complexo Ambiental no bairro Noé Trajano.
Posteriormente, a PM irá se instalar num só local. Para isso, o governo está locando um galpão privado que está sendo adaptado para abrigar a PM durante todos esses meses em que a nova sede será construída.