Compartilhe

Exército transfere para Polícia Federal o controle de armas de CACs

Por Agência Brasil    Domingo, 18 de Maio de 2025


Oficiais do Exército Brasileiro se reuniram com delegados da Polícia Federal nesta quinta-feira, 15, para finalizar a transferência do controle sobre posse e uso de armamentos, incluindo os CACs (caçadores, atiradores e colecionadores).

A medida estava em tramitação desde 2023 e é considerada peça-chave para frear a disseminação desenfreada do armamento na mão de civis, que foi alvo de críticas do Partido dos Trabalhadores (PT) durante todo o governo Bolsonaro.

A transferência das responsabilidades para a Polícia Federal está baseada no Decreto nº 11.615, de julho de 2023, que determina que a entidade passe a cuidar da autorização, controle e fiscalização de armas, munições e acessórios usados para caça excepcional, tiro esportivo e colecionamento de armas.

Além disso, a PF também vai ficar responsável pela autorização de transporte de armas, conhecida como porte de trânsito. Essas funções antes eram do Exército, mas a transferência à PF segue o que já está previsto na Lei nº 10.826, de 2003, o chamado Estatuto do Desarmamento.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), R$ 20 milhões foram destinados para que a PF assumisse a fiscalização.

O secretário executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto informou também que serão criadas Delegacias de Controle de Armas nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, além de 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias federais no interior do país, totalizando 123 estruturas.

« Voltar

NO SERTÃO

Polícia de Patos prende em Matureia suspeito de matar Pica-Pau em Brejinho-PE

MISTÉRIO

Zé do Violão é morto a tiros em São José do Bonfim

Veja também...

ELEIÇÃO

'É tudo farinha do mesmo saco': Ronaldo fala em 'palhaçada' e reclama do poder das federações

SELEÇÃO

Ancelotti convoca seis jogadores do Fla na sua 1ª pré-lista

ELEIÇÃO

Michelle Ramalho será vice na chapa única de Samir Xaud na eleição da CBF