Compartilhe

[VÍDEOS] Operação da Polícia Civil de Patos erradica mais de 200 mil pés de maconha em Passagem

Por Vicente Conserva - 40 graus com Patosonline    Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025


Policiais civis da 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil (3ª SRPC), com sede em Patos-PB, realizaram na manhã desta quinta-feira (15) uma mega operação que resultou na erradicação de mais de 200 mil pés de maconha na Zona Rural do município de Passagem, na Região Metropolitana de Patos, Sertão da Paraíba.

De acordo com o superintendente da Polícia Civil em Patos, delegado Cristiano Jacques, responsável pela operação, a ação é considerada uma das maiores já realizadas pelas forças de segurança no combate ao tráfico de drogas na região.

A polícia descobriu a plantação de Cannabis sativa por meio de uma investigação a partir de outra operação que já havia sido desencadeada na região. Esta encontrada hoje em Passagem, estava sendo cultivada entre pés de milho, numa tentativa de camuflagem do cultivo ilícito.

No local, na Fazenda Trigueiro, havia uma descrição na porteira da entrada alertando que só era permita a entrada com autorização. Lá, os policiais encontraram barracos improvisados que serviam como alojamento, com fogão, comida pronta e indícios de que o local era utilizado há bastante tempo.

Parte da droga já estava em fase de secagem em estufas para preparação final e posterior comercialização.

No momento da chegada dos agentes, os responsáveis pelo plantio estavam no local, mas conseguiram fugir pela mata. A Polícia Civil segue em diligências para identificar e prender os suspeitos. "Os donos da roça fugiram, mas a Polícia Civil irá identificá-los e prendê-los", prometeu Jacques.

"Uma organização da roça muito grande. A gente verifica que são pessoas que tinham costume de lidar com a parte hidráulica e o cultivo dessa droga", destacou Cristiano Jacques.

Participaram da operação vários delegados da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE), além do delegado Rodrigo Monteiro, titular da 15ª Seccional, e agentes da DHE, serão divulgadas em coletiva de imprensa, pelo Diego Passos, em coletiva marcada para tarde desta quinta-feira (15), na sede da 3ª Superintendência, em Patos. 

A polícia informou que todo o material encontrado e a droga foi incinerado e destruído no próprio local, conforme protocolo das forças de segurança.

Jacques ressaltou que esta operação é fruto de uma cooperação entre as diversas forças de segurança juntando elementos de outras operações já bem-sucedidas no Sertão da Paraíba quando também foram encontradas outras plantações da mesma droga.

Três outras apreensões foram realizadas recentemente. Em outubro de 2024, uma plantação com mais de 60 mil pés foi destruída em Malta. No dia 12 de abril deste ano, uma megaoperação conjunta entre as polícias Federal e Militar erradicou mais de 100 mil pés de maconha em Santa Terezinha-PB. Já na última segunda-feira (12), outra plantação com quase 10 mil pés foi eliminada na zona rural de Manaíra.

« Voltar

DESCOBERTA

Em áudio, policial cita equipe formada para 'matar meio mundo', e se queixa de Bolsonaro: 'Deu para trás'

NO SERTÃO

VÍDEOS: Discussão no trânsito termina com prisão de homem por policiais federais em Patos

Veja também...

FORA DO CARGO

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

SEM DATA

Visita de Lula à Paraíba, prevista para quarta-feira, é adiada

ECONOMIA

Flamengo traça plano para evitar taxação de Trump sobre prêmio