Polícia Federal registra ocorrências em Patos de três eleitores violando o sigilo do voto durante eleição
Por Pabhlo Notícias Domingo, 25 de Outubro de 2026
A Delegacia de Polícia Federal em Patos registrou, neste domingo de eleição, quatro ocorrências em andamento relacionadas ao crime de violação do sigilo do voto. Do total de flagrantes de eleitores gravando a cabine de votação, três casos ocorreram no município de Patos e um em uma cidade circunvizinha.
Entre os fatos registrados no município, uma das situações aconteceu na Unifip. O órgão federal foi acionado pela juíza eleitoral da comarca, Isabella Joseanne, após a constatação de que um eleitor havia filmado o próprio voto.
Alerta das autoridades contra o crime eleitoral
O delegado Marcílio Gonçalves reforçou que a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral estão atuando com rigor e vigilância constante no Sertão para coibir irregularidades no pleito.
“A gente esclarece que isso é crime e que não façam isso, pois a polícia está bem ativa hoje e sempre aqui na cidade de Patos para conduzir e impedir que esse crime ocorra”, alertou o delegado Marcílio Gonçalves.
A legislação eleitoral proíbe expressamente o ingresso de eleitores com aparelhos celulares, câmeras ou qualquer equipamento de filmagem na cabine de votação, visando garantir a liberdade e o sigilo do voto. As forças de segurança do município seguem em patrulhamento ostensivo durante todo o dia.