Patos registrou 15 colisões de veículos contra postes em 2025; foram 648 na Paraíba
Por Jornal da Paraíba Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026
A Paraíba registrou 648 colisões de veículos contra postes ao longo de 2025. De acordo com ranking divulgado pela Energisa Paraíba, concessionária de energia elétrica no estado, a capital João Pessoa lidera o número de ocorrências, com 107 casos. Em seguida aparecem Campina Grande, com 62 registros, e Patos, com 16. Veja lista das cidades com mais ocorrências no fim da reportagem.
Para reduzir os impactos desse tipo de acidente, a concessionária de energia elétrica informou que tem investido em tecnologias que permitem a recomposição automática do fornecimento de energia.
Quem arca com os custos em caso de colisão
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os custos pelos danos causados à rede elétrica devem ser cobrados do responsável pelo acidente.
O valor pode incluir a substituição de postes, transformadores e condutores danificados, variando entre R$ 4 mil e R$ 30 mil, a depender da gravidade.
Recomendações em caso de acidente
De acordo com Graziele Matos, gerente de Manutenção e Construção da Energisa, em situações de colisão com postes, a orientação é que o condutor permaneça dentro do veículo. Ela explicou que, em alguns casos, o fornecimento de energia pode ser restabelecido de forma rápida e automática, mas ressaltou que nem sempre isso é possível.
“Muitas vezes, o impulso inicial é sair do carro, mas o ideal é ficar dentro do veículo porque pode haver cabos soltos próximo ao veículo. Em alguns casos, é possível restabelecer o fornecimento de energia em apenas alguns segundos de forma automática. Ainda assim, alguns danos são mais complexos e, além da substituição do poste, pode ser preciso a reconstrução da rede que foi danificada e substituição de equipamentos”, orienta Graziela Matos, gerente de Manutenção e Construção da Energisa.
A concessionária informou ainda que tem implantado tecnologias de proteção que interrompem automaticamente o fornecimento de energia em situações de interferência nos cabos ou postes. Mesmo assim, a recomendação é que motoristas, passageiros e pedestres mantenham distância do local, devido ao risco de cabos energizados no chão ou sobre os veículos.
Em casos de abalroamento, a Energisa orienta que o condutor permaneça no interior do veículo e acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros. A empresa também deve ser comunicada para que os reparos na rede elétrica sejam realizados com segurança, por meio do telefone 0800 083 0196.
Confira a lista das cidades da Paraíba com o maior número de acidentes contra postes em 2025
- João Pessoa - 107
- Campina Grande – 62
- Patos– 15
- Santa Rita – 14
- Queimadas – 12
- Cajazeiras e Cabedelo – 11 (empate)
- Mamanguape – 10
- Pocinhos, Itapororoca e Boqueirão – 09 (empate)
- Monteiro, Conde e São João do Rio do Peixe – 08 (empate)
- Bananeiras, Araruna, Serra Branca e Guarabira – 07 (empate)