Compartilhe

Eleitores têm até 5 de dezembro para justificar ausência no 1º turno

Por Redação 40 Graus    Domingo, 13 de Outubro de 2024


Os eleitores que não compareceram às urnas no último domingo (6) têm até o dia 5 de dezembro de 2024 para justificar a ausência. A justificativa é obrigatória, pois o voto é um dever para todos os cidadãos brasileiros maiores de 18 anos. No entanto, ele é facultativo para aqueles com mais de 70 anos e para jovens entre 16 e 18 anos.

Justiça Eleitoral recomenda que a justificativa seja feita por meio do aplicativo e-Título, no qual o eleitor deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa para avaliação de um juiz eleitoral. Caso o eleitor não justifique até a data limite, haverá uma multa de R$ 3,51 para cada turno em que o eleitor não votou.

Consequências pela falta de justificativa

Se o eleitor não justificar sua ausência em ambos os turnos, será contabilizada como duas faltas. Caso acumule três faltas consecutivas sem justificativa, o eleitor pode ter seu título cancelado. Os brasileiros no exterior não precisam justificar a ausência, pois não são obrigados a votar.

A falta de justificativa pode resultar em diversas restrições, como a impossibilidade de emitir passaporte, matricular-se em instituições públicas de ensino e assumir cargos públicos após a aprovação em concursos. Portanto, é essencial que os eleitores regularizem sua situação para evitar problemas futuros.

« Voltar

TRÁGICO

Adolescente de 14 anos morre sob suspeita de choque elétrico em Piancó

NO SERTÃO

Jaguatirica é encontrada morta entre Itapetim-PE e a região da Serra de Teixeira

Veja também...

CULTURA

Artista lançará 'A Liga Heroica do Cordel' durante Sertão HQ em Patos

CULTURA

Realizada Gincana Cultural sobre fatos históricos de São Mamede alusivos aos seus 71 anos

ESPORTE

3ª Corrida da Emancipação de São Mamede é sucesso total