Vários tsunamis atingiram partes do Extremo Oriente da Rússia, o norte do Japão e também o litoral dos EUA, incluindo Havaí, nesta quarta-feira, com alertas em vigor em toda a bacia do Pacífico, incluindo vários países latino-americanos, após um forte terremoto de magnitude 8,8 na costa leste da Rússia.
O Ministério de Emergências da Rússia informou que um tsunami inundou partes da cidade de Severo-Kurilsk (vídeo abaixo), nas Ilhas Curilas, onde dois mil moradores foram evacuados. Um vídeo publicado nas redes sociais parece mostrar prédios na cidade submersos pela água do mar. Várias pessoas ficaram feridas no terremoto, nenhuma gravemente, de acordo com a mídia estatal russa.
Autoridades da região de Sakhalin, no Extremo Oriente da Rússia, declararam estado de emergência no norte das Ilhas Curilas, onde ondas danificaram prédios e causaram inundações.
"Foi declarado estado de emergência no Distrito de Curilas do Norte, onde um terremoto e um tsunami ocorreram hoje", informou o governo regional de Sakhalin em um comunicado.
No Japão, imagens de televisão mostraram pessoas fugindo, de carro ou a pé, para áreas mais altas, incluindo na ilha de Hokkaido, no norte, onde o primeiro tsunami de 30 centímetros foi observado.
Trabalhadores da usina nuclear de Fukushima, danificada no nordeste do Japão, devastada por um tsunami em 2011, foram evacuados por precaução, informou o operador do local.
Segundo a CNN, mais de 1,9 milhão de pessoas em todo o Japão foram instadas a se mudar para um terreno mais seguro, com a chegada das ondas em várias partes da costa - embora as ondas permaneçam muito menores do que o previsto anteriormente. O transporte foi interrompido em todo o país.
As primeiras ondas atingiram a ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão. Sirenes de tsunami podiam ser ouvidas em partes da ilha na manhã de quarta-feira. Ondas medindo cerca de 30 a 50 centímetros foram registradas, inicialmente, ao longo da costa leste, aproximando-se da área metropolitana de Tóquio, de acordo com dados da Agência Meteorológica do Japão. Isso está muito abaixo da previsão inicial de até três metros.
Já em Miyagi, um porto no norte do Japão, as ondas alcançaram 1,3 metro, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão na quarta-feira
Em 20 de julho, um terremoto de magnitude 7,4, seguido por vários tremores secundários, atingiu a mesma área sem causar danos significativos.
Por volta de 3h da madrugada (horário de Brasília), as primeiras ondas de tsunami atingiram o Alasca, chegando ao Havaí poucos minutos depois, rumando para o litoral oeste dos EUA, de acordo com dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.
No Havaí, os níveis de água subiram, com ondas de cerca de 1 metro em Haleiwa, na costa norte da ilha de Oahu; e 1,5 metro em Kahului, na costa centro-norte da ilha de Maui, de acordo com os dados.
O terremoto na Rússia foi sentido às 23h25 de terça-feira (hora local), com epicentro localizado a cerca de 136 quilômetros a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, na Península de Kamchatka, a uma profundidade de 19 quilômetros, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O USGS relatou inicialmente uma magnitude de 8,0, mas posteriormente a atualizou para 8,8. Foi o terremoto mais forte desde 1952 na região de Kamchatka, de acordo com o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências.
Pelo menos seis tremores secundários sacudiram a região leste da Rússia após o terremoto principal, um medindo 6,9 e outro 6,3.
O terremoto disparou alertas de ondas de até três metros de altura ao longo da costa do Pacífico, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos EUA, sediado em Honolulu, Havaí.
De acordo com o centro, ondas podem ocorrer ao longo das costas do Equador. O centro acrescentou que ondas de um a três metros também podem atingir as costas do Chile, Costa Rica, Polinésia Francesa, Guam e outras ilhas do Pacífico.
Ondas de até um metro podem atingir o litoral de outros lugares, como Colômbia, México, Austrália, Nova Zelândia e Taiwan, informou o centro.
O governo mexicano solicitou à Proteção Civil que mantivesse as pessoas afastadas do litoral após a Marinha alertar sobre "fortes correntes na entrada dos portos" da Baixa Califórnia (noroeste) e Chiapas (sul).
Toda a costa norte-americana, do Alasca à Califórnia, incluindo o Havaí, está sob alerta de tsunami de vários graus, de acordo com o centro de tsunamis.
O Peru também emitiu um alerta de tsunami: "Após análise e avaliação do Centro Nacional de Alerta de Tsunami desta Diretoria, informa-se que este evento gera um alerta de tsunami para a costa peruana", afirmou a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru no X. "Este evento será mantido sob vigilância constante", acrescentou.
O Equador ordenou a evacuação preventiva de praias, docas e áreas baixas nas turísticas Ilhas Galápagos, a 1.000 km do continente, informou a Secretaria de Riscos.
"Um nível de alerta de tsunami foi estabelecido para a Região Insular (Galápagos), o que implica a suspensão imediata das atividades marítimas, bem como a evacuação preventiva de praias, docas e áreas baixas", afirmou a secretaria, em um comunicado.
A Península de Kamchatka, onde houve o terremoto, é o ponto de encontro das placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte, tornando a região uma das zonas mais sismicamente ativas do planeta.
« Voltar