Compartilhe

Bancos terão que contratar profissionais para atender surdos na Paraíba

Por Jornal da Paraíba    Quarta-Feira, 18 de Julho de 2018


Entrou em vigor nesta terça-feira (17) uma lei que obriga os estabelecimentos bancários situados no estado da Paraíba, a oferecer atendimento diferenciado para pessoas com deficiência auditiva. A proposta, de autoria do deputado Renato Gadelha (PSC), foi sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17).

De acordo com a lei, os bancos ficam obrigados a fornecer serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, prestado por intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). No caso de a pessoa com deficiência auditiva não se comunicar em Libras ou se tratar de pessoas surdocegas, o serviço deve ser prestado por guias-intérpretes ou pessoas capacitadas neste tipo de atendimento.

A lei disciplina, ainda, que o estabelecimento que não cumprir a lei poderá ser advertido, na primeira infração, ou pagar uma multa entre 30 e 200 UFRPB, considerando o porte do estabelecimento e as circunstâncias da infração. Em caso de reincidência, o valor pode ser aplicado em dobro. Os valores limites de fixação da penalidade de multa prevista no caput serão atualizados, anualmente, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou índice previsto em legislação federal que venha a substituí-lo.

A fiscalização da lei será realizada por órgãos públicos que ficarão responsáveis pela aplicação das sanções decorrentes das infrações. Os estabelecimentos têm até dois anos para se adequar à lei.

« Voltar

NO SERTÃO

Aposta de Patos acerta a quina da Mega-Sena e leva quase R$ 2 mil

LUTO

AISP lamenta morte em Patos do comunicador João Paulo César - Paulinho

Veja também...

FESTA GRANDE

AQJP abre oficialmente calendário junino de Patos com 7ª edição do Arrasta Drilha

NO SERTÃO

Arsenal da Barragem da Farinha leva título no municipal de futebol de Cacimba de Areia

DESCOBERTA

Tumba de rei revela tesouros e mistérios da China de 2.200 anos