Compartilhe

Paraíba teve 699 benefícios do Auxílio Emergencial liberados para foragidos da Justiça

Por João Paulo Medeiros - Jornal da Paraíba    Terça-Feira, 2 de Junho de 2020


O número de pessoas que têm direito a receber o Auxílio Emergencial (R$ 600) do Governo Federal e tiveram problemas é alto. As denúncias de inconformidades e de demora na liberação, inclusive, chegaram a provocar a criação de uma ‘força-tarefa’ por parte do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU), que tenta ajudar pessoas que deveriam receber os recursos e tiveram os pedidos indeferidos. Mas, por outro lado, um levantamento da Controladoria Geral da União (CGU) mostra que 699 foragidos da Justiça conseguiram ter o benefício liberado na Paraíba.

São pessoas que respondem por crimes como tráfico de drogas, roubos e que deveriam estar presas, por terem mandados de prisão em aberto. O Estado é o 3º no ranking do Nordeste em liberação de benefícios para foragidos, ficando atrás somente do Ceará, com 1.169 benefícios nessa situação; e da Bahia, com 1.096.

Em todo o Brasil, conforme reportagem do Fantástico do último domingo, aproximadamente 27 mil foragidos da Justiça do país tiveram os auxílios liberados indevidamente. Dos 22 foragidos mais procurados do país, 11 tiveram o benefício liberado.

Aqui na Paraíba, no fim do mês passado, o levantamento feito pela CGU serviu de base para a Operação Malhas da Lei, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Militar. As equipes conseguiram prender mais de 100 dos foragidos, que estavam há tempos com mandados de prisão não cumpridos.

O Auxílio Emergencial

No Brasil o Auxílio Emergencial é pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados atingidos pelos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus. De acordo com o Governo Federal, 58 milhões de brasileiros já tiveram os cadastros liberados, mas casos suspeitos estão passando por “reanálise”. As estimativas da CGU são de que em todo o país 233 mil pessoas podem ter recebido o beneficio ilegalmente.

Veja ranking de benefícios para foragidos no Nordeste:

CE – 1169
BA – 1096
PB – 699
RN – 641
PE – 640
MA – 617
SE – 498
AL – 318
PI – 317

« Voltar

MAIS SAÚDE

Profissionais do Hospital de Patos passam por três treinamentos em abril

MAIS SAÚDE

Hospital Regional de Patos já dispõe de exame de avaliação da medula óssea

Veja também...

NO SERTÃO

Orçamentinho Participativo: Crianças de Patos escolhem prioridades para cidade

ELEIÇÕES 2024

Toinho Macedo recebe apoio do presidente da Câmara ao projeto de reeleição em Areia de Baraúnas

DESPEDIDA

Sepultura passará por João Pessoa com sua turnê de despedida