Compartilhe

Projeto aumenta pena para feminicídio cometido contra a própria mãe

Por Agência Câmara    Sábado, 17 de Maio de 2025


O Projeto de Lei 908/25 aumenta em 1/3 a pena para o crime de feminicídio ser for praticado contra a mãe, com dolo (intenção) ou dolo eventual – ou seja, quando o agente assume o risco de produzir o resultado e não age de modo a evitá-lo.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto inclui a medida no Código Penal, que prevê pena de reclusão de 20 a 40 anos para o crime de feminicídio.

“O homicídio de ascendente direto, especialmente da própria mãe, caracteriza-se como uma das condutas de maior reprovação social, por violar não apenas o direito à vida, mas também os valores morais e afetivos que estruturam o núcleo familar”, justifica o deputado Messias Donato (Republicanos-ES), autor da proposta.

O texto também inclui o homicídio doloso contra a mãe, por sua condição materna, na Lei dos Crimes Hediondos.

“O ordenamento jurídico já prevê qualificadoras para o crime de homicídio que o tornam hediondo, contudo, a proposta visa assegurar a aplicação da penalidade máxima nos casos em que a vítima for a mãe do agente, independentemente de outras circunstâncias qualificadoras”, afirma Messias Donato.

“A inclusão expressa dessa conduta como crime hediondo resulta em maior rigor no cumprimento da pena, vedando a concessão de benefícios penais como anistia, graça, indulto e progressão de regime nos termos da legislação vigente”, acrescenta.

Próximos passos
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada por deputados e senadores.

« Voltar

NO BOLSO

Cagepa propõe reajuste de 7,72% nas tarifas de água e esgoto na Paraíba

ABSURDO

Empresário quase é degolado em Patos por fio solto de operadora

Veja também...

MISTÉRIO

Zé do Violão é morto a tiros em São José do Bonfim

FESTA GRANDE

Márcia Felipe, Gisele Sousa e Forrozão Arueira estarão na 2ª noite do Festival do Frio

EM FLAGRANTE

Homem com tornozeleira eletrônica é preso em Patos vendendo crack