Compartilhe

Meta remove vídeo falso de Haddad sobre Pix após notificação da AGU

Por R7    Domingo, 12 de Janeiro de 2025


A empresa Meta, que controla as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, removeu das plataformas um vídeo adulterado com o uso de inteligência artificial (IA) em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece fazendo declarações inexistentes.

Em notificação extrajudicial à empresa, enviada nesta quinta-feira (9), a Advocacia Geral da União (AGU) argumentou que a postagem manipulada contém informações fraudulentas e atribui ao ministro declarações inexistentes “sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal”.

O órgão deu 24 horas para que a empresa removesse o vídeo de um link informado no pedido. Na tarde desta sexta-feira (10), a própria AGU confirmou a remoção.

“A empresa Meta manifestou-se oficialmente por e-mail informando que fez a remoção da postagem indicada na notificação extrajudicial enviada pela AGU”, disse a instituição.

O link indicado não está, de fato, mais acessível, em consulta feita pela reportagem. 

Já em outro vídeo postado nas redes sociais, este verdadeiro, o próprio ministro Fernando Haddad desmente as informações falsas sobre a taxação de animais de estimação e a criação de um imposto sobre o Pix, para rebater as postagens fraudulentas nas redes.

« Voltar

DESENVOLVIMENTO

Estradas vicinais de Cacimba de Areia são recuperadas pela prefeitura

PASSO A PASSO

Saiba como acessar o Meu INSS e consultar os descontos indevidos

Veja também...

DESENVOLVIMENTO

Mais ruas recebem pavimentação e melhorias em Patos

NO SERTÃO

Indignada, Francisca Motta denuncia atraso na instalação do Centro de Atendimento ao Autista em Patos

NO SERTÃO

Câmara de Patos aprova projeto de lei que cria o Programa Vereador Mirim