Compartilhe

Covid 19: Saúde chama atenção para as mudanças na estratégia de vacinação

Por Secom-PB    Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2024


A vacinação de gestantes e idosos contra a Covid-19 foi incluída como vacina de rotina no Calendário Nacional de Vacinação, de acordo co o Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). As grávidas devem receber uma dose a cada gestação e as pessoas com mais de 60 anos devem ser vacinadas a cada seis meses. Esses dois grupos se juntam às crianças de seis meses a menores de cinco anos que já integravam o grupo que deve ser imunizado contra a Covid-19. 
 
A partir da nova regra, a SES realizou alinhamento técnico com profissionais que atuam nas salas de vacina e coordenadores de imunização dos 223 municípios paraibanos, no intuito de fortalecer a vacinação em todo estado.
 
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações, Márcia Mayara, a SES vem desenvolvendo diversas ações junto aos 223 municípios, por meio do Programa Vacina Mais Paraíba, para levar informações sobre a importância da vacinação. “A vacina contra a Covid-19 continua sendo alvo de campanhas de desinformação. A propagação de fake news é um dos fatores que impacta na não adesão da população à vacinação. A SES, junto aos municípios, desenvolve diversas ações quanto à disseminação de informações sobre a segurança e eficiência dos imunizantes”, falou.
 
Márcia destacou ainda o trabalho de ampliar o acesso das vacinas. “Só neste ano de 2024 foram realizados sete Dias D com 287.386 doses aplicadas. Ainda realizamos oficinas com os municípios para a construção dos planos municipais de imunização com diversas estratégias para executar dentro dos municípios e realizamos ações de vacinação dentro das escolas”, informou.
 
Continuam no grupo especial de vacinação contra a Covid-19 pessoas vivendo em instituições de longa permanência; imunocomprometidos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas. Também integram o grupo, as puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente e com comorbidades; privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, além de pessoas em situação de rua. Os imunocomprometidos devem tomar 1 dose a cada seis meses e os demais do grupo especial devem receber uma dose da vacina anual.
O público a partir de 5 anos, que não faz parte do grupo especial e que nunca tomou a vacina contra a Covid-19, tem recomendação de tomar uma dose da vacina.
 
Para o público de crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias estão disponíveis as vacinas Moderna (Spikevax) e Pfizer (Comirnaty). Para o público de 5 a 11 anos estão disponíveis as vacinas da Moderna (Spikevax) e Pfizer (Comirnaty). Para o público de 12 anos mais estão disponíveis as vacinas Moderna (Spikevax), Pfizer (Comirnaty) e Serum Zalika.
 
O objetivo da mudança por parte do Ministério da Saúde é reforçar a proteção contra o vírus entre as populações mais vulneráveis e faz parte de uma estratégia nacional de saúde pública para ampliar a cobertura vacinal no país. Tanto para crianças, gestantes e idosos, a meta do Programa Nacional de Imunizações é vacinar 90% dessas populações contra a Covid-19.

« Voltar

SAÚDE

Gummy de tadalafila 'Metbala' é proibido pela Anvisa; entenda

MAIS SAÚDE

Saúde mental na gestação é tema de rodas de conversa em Patos

Veja também...

FESTA GRANDE

Divulgadas todas as atrações do 4º Festival do Frio em Matureia, dia 02 de agosto

AGORA VEM

Visita de Lula à Paraíba é remarcada para o dia 28 de maio

NO SERTÃO

Produtores rurais de Cacimba de Areia são convocados para recadastramento dos rebanhos