Compartilhe

Reajuste de medicamentos pode chegar 5% a partir de abril

Por CNN Brasil    Sábado, 29 de Março de 2025


Os preços de medicamentos em todo o Brasil serão reajustados em 5,06% a partir de abril, segundo determinação da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed), órgão responsável pela regulamentação do mercado.

Os preços autorizados para reajuste do teto devem ser divulgados até a próxima segunda-feira (31), valendo a partir de terça (1º).

A alta corresponde à inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre os meses de fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025.

Os números de 2025 ainda serão divulgados pela Cmed até o dia 31 de março.

O reajuste incide sobre a maioria dos medicamentos comercializados no país, cujos preços são regulados. Em determinadas situações, no entanto, os valores são liberados.

A decisão ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União para ser autorizada. A recomposição de preços não é imediata, e o reajuste pode ser aplicado de maneira progressiva até março de 2026, quando a Cmed definirá outro reajuste.

A porcentagem é definida pela Cmed de acordo com a inflação dos últimos 12 meses e outros fatores, como a produtividade das indústrias de medicamentos, custos não captados pela inflação e a concorrência de mercado.

Em 2024, o teto definido para o reajuste dos medicamentos foi de 4,5%, o menor patamar desde 2020 e exatamente igual à inflação acumulada em 12 meses do IPCA, no período terminado em fevereiro de 2024.

« Voltar

SAÚDE

Bolsonaro recebe alta da UTI e segue para quarto em hospital de Brasília

POSITIVO

Catingueira e Malta lideram ranking de chuvas em abril no Sertão

Veja também...

NO MERCADO

Jesus ou Abel? Quem tem mais chance de substituir Ancelotti como alvo na Seleção

CORRUPÇÃO

Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Collor

DESENVOLVIMENTO

Obra da ponte na PB-262 em Patos será entregue nesta sexta e tráfego liberado logo em seguida