Compartilhe

Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

Por Globo Esporte    Sábado, 10 de Agosto de 2024


A dupla brasileira Duda Lisboa e Ana Patrícia conquistou nesta sexta-feira (9) a medalha de ouro no vôlei de praia, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em uma partida contra as canadenses Brandie Wilkerson e Melissa Humana-Paredes. A vitória veio no tie break.

Dois ouros olímpicos separados por dez anos. Duda e Ana Patrícia conquistaram nesta sexta-feira o segundo título em Olimpíadas. Em 2014, foram campeãs nos Jogos de Juventude. Em Paris 2024, subiram no topo do pódio olímpico principal. Elas foram as primeiras brasileiras a conquistarem o ouro na base e no adulto.

- Viver esse sonho é incrível. Estou acreditando porque a medalha está aqui no peito. É incrível. Conseguimos depois de 10 anos, depois de sermos campeãs dos Jogos da Juventude, voltar a ser campeã olímpica no adulto é incrível. As pessoas colocam muitas fotos, relembram, mas a gente sabe que é diferente e sabe a dimensão - disse Duda.

Antes da final de Paris, Ana Patrícia contou que começou no vôlei de praia apenas três meses antes dos Jogos da Juventude. Ela ressaltou que o apoio de Duda desde aquele momento, quando as duas tinham 16 anos, foi fundamental para ela crescer no esporte. As duas se separaram no ciclo dos Jogos de Tóquio para ganhar rodagem ao lado de parceiras mais experientes. Duda e Ana Patrícia voltaram a unir forças depois das Olimpíadas do Japão e deslancharam. Foram campeãs mundiais em 2022 e vice-campeãs em 2023.

- A gente não consegue descrever a sensação. É a realização de um grande sonho. A gente tentava imaginar. Eu fiquei paralisada. É uma felicidade que não cabe na gente - disse Ana Patrícia.

Ana Patrícia e Duda com a medalha de ouro — Foto: Luiza Moraes/COB.

Ana Patrícia e Duda com a medalha de ouro — Foto: Luiza Moraes/COB.

Outros quatro brasileiros já conquistaram medalhas na base e entre os adultos nas Olimpíadas. Thiago Braz foi campeão olímpico do salto com vara, mas foi prata nos Jogos da Juventude. Completam o grupo Felipe Wu (tiro esportivo), Flávia Saraiva (ginástica artística) e Edival Pontes (taekwondo).

 

Vôlei de Praia Duda e Paty Jogos olímpicos da juventude — Foto: Thierry Gozzer

Vôlei de Praia Duda e Paty Jogos olímpicos da juventude — Foto: Thierry Gozzer

O ouro de Duda e Ana Patrícia quebrou um jejum de 28 anos sem títulos do Brasil no vôlei de praia feminino das Olimpíadas. A única conquista anterior foi de Jackie Silva e Sandra Pires nos Jogos de Atlanta 1996.

- As pessoas torcem muito, mas sempre penso em viver o momento, colocar tudo na quadra. Se a gente colocar tudo que as pessoas falam acaba sendo um peso para gente. "Vinte oito anos atrás o Brasil ganhou". A gente sabe e entende, mas a gente volta para o agora para viver o momento, que é o mais importante - disse Duda.

« Voltar

DEFINIDO

Vasco e Corinthians decidem semi da Copa do Brasil em casa

DE CHEGADA

Atacante Kieza é anunciado como novo reforço do Nacional de Patos

Veja também...

COMPRANDO

Timão negocia compra de Hugo para evitar pagar multa de R$ 1 mi ao Fla

DEFINIDO

Vasco e Corinthians decidem semi da Copa do Brasil em casa

TRAGÉDIA

Mãe acusada de decapitar filho está internada em estado grave após ser rendida a tiros