
Flamengo ainda sonha com Vitão, mas Inter rejeita forma de negócio; entenda
Por Globo Esporte Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2025
Além do interesse do Cruzeiro, o zagueiro Vitão, do Inter, segue como alvo do Flamengo. O Rubro-negro tem o desejo de contar com o jogador em 2026 e fez nova investida, mas os moldes do negócio não agradam ao clube gaúcho, que tem ainda o assédio do exterior pelo atleta de 25 anos.
O desejo do Fla é incluir na negociação o abatimento da dívida do Inter pela contratação de Thiago Maia. O Colorado comprou o volante por 4 milhões de euros em julho do ano passado, com pagamento dividido em 10 parcelas, mas ainda não quitou nenhuma.
Por isso, o Flamengo entrou com uma ação na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF. O montante total estaria em 4,7 milhões de euros (R$ 30,9 milhões na cotação atual), mas o Colorado contesta e diz que a dívida atual é bem menor.

O Flamengo é o time com maior valor arrecadado em premiações no Brasil em 2025
A ideia do clube carioca é incluir o valor completo da negociação e quitar de vez a situação. O Inter, porém, não concorda. Além de entender que a transferência não está toda em atraso, o clube não quer incluir os valores do volante no montante a ser recebido.
Os gaúchos avaliam Vitão em 10 milhões de euros (R$ 65,79 milhões). O Flamengo discorda, pois acredita que não vale a pena investir neste momento em um jogador que entrará no último ano de vínculo e, portanto, poderá assinar pré-contrato no meio da próxima temporada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/K/y/4bFqWNSlqdDBXpsE6YhQ/vitaointer.jpg)
Vitão em campo pelo Inter na última rodada do Brasileirão — Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Há outros clubes de olho no jogador e, mesmo diante da dificuldade de um acordo, o Flamengo considera que a negociação ainda não acabou. A proposta de janeiro chegou aos 10 milhões de euros, mas também contando com o abatimento da dívida de Thiago Maia.
Vitão já trabalhou com o diretor de futebol rubro-negro, José Boto, no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e ambos têm boa relação. O Flamengo definiu internamente o nome como alvo para a a zaga em 2026. Apesar de destro, o jovem é visto como opção para atuar pelo lado esquerdo da defesa e completar um setor no qual Filipe Luis tem apenas Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo como bolas de segurança no elenco.
De olho na Europa
A vontade de Vitão também pode pesar na decisão sobre o futuro. O zagueiro deseja voltar ao futebol europeu. Inclusive já esteve vinculado a alguns clubes do Velho Continente. Ainda no ano passado, o jogador chegou a ser liberado pelo Inter para acertar com o Betis, da Espanha, mas o negócio não se concretizou, e o atleta voltou a Porto Alegre.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/M/L/ZjSJtYRAieXGQa3Uevkg/54719547211-bfd1a1a902-k.jpg)
Vitão em ação pelo Inter contra o Flamengo — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional
Mais recentemente, o Galatasaray, da Turquia, enviou um emissário ao Brasil para observar o zagueiro de perto. Na época, porém, não houve proposta formalizada. O Benfica, de Portugal, é outro time europeu a demonstrar interesse e monitorar o jogador colorado.
O contrato de Vitão com o Inter é válido até o fim de 2026. O clube gaúcho já sabe que não haverá renovação, o que permitiria ao zagueiro assinar um pré-contrato com qualquer equipe na metade do próximo ano.