Compartilhe

SAF na Paraíba: entenda a situação dos clubes paraibanos

Por Pedro Alves - Jornal da Paraíba    Domingo, 28 de Maio de 2023


Aos poucos, começa a aumentar o número de SAFs no futebol brasileiro. O início foi com o Botafogo, que tem o irreverente americano Jhon Textor. Depois o Vasco foi “vendido” para uma empresa americana, a 777, e um pouco depois foi a vez de Ronaldo comprar o Cruzeiro, ainda na Série B, ano passado. 

Agora, clubes menores do país começam a adotar o modelo. Sai o modelo de associação, histórico e tradicional no futebol brasileiro, e entra a Sociedade Anônima de Futebol, a famosa SAF. 

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo de empresa criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021. A lei estimula que clubes de futebol deixem de ser associação civil sem fins lucrativos para uma sociedade, um modelo de clube-empresa. 

Com isso, o clube pode “vender” o seu departamento de futebol e todos os seus ativos para uma empresa ou para sócios. Uma vez que o clube passe a adotar essa estrutura, é possível vender a parte majoritária, uma ou algumas partes minoritárias ou até todo o capital para uma empresa ou um dono. Na Paraíba esse processo começa a acontecer. Confira como o futebol paraibano está enxergando o modelo SAF. 

 

SAF na Paraíba

Botafogo-PB

O Botafogo-PB ainda não discutiu o tema de maneira oficial, apenas informalmente, entre os dirigentes e conselheiros. Mas nada avançado. A gestão atual, inclusive, foi eleita prometendo algumas reformas na estrutura do clube, como, por exemplo, uma maior democratização no processo eleitoral, mas tudo dentro da lógica atual de modelo de associação sem fins lucrativos. 

Campinense

O Campinense também não fez nenhuma discussão interna mais aprofundada sobre o assunto. Mas o presidente da Raposa, Danylo Maia não só é a favor do modelo, como já deu entrevista, defendendo que a mudança é inevitável para os clubes grandes da Paraíba e que é questão de tempo isso acontecer.

Treze

O Treze, dos maiores clubes do estado, foi o único que abriu a discussão oficialmente nas instâncias internas do clube. Foi feito um grupo de trabalho no Galo da Borborema para estudar o assunto, e a conclusão é de que no futuro o Treze deve adotar o modelo. Desde que, claro, surja uma proposta que seja benéfica para o clube. 

 

CSP

O CSP foi o primeiro clube do futebol paraibano a sair do modelo associação sem fins lucrativos e entrar no mundo da SAF. Na ocasião da mudança, o homem forte do futebol do clube, Josivaldo Alves, garantiu que o clube tem o ex-meia do Barcelona Deco como um dos sócios da SAF do CSP.

São Paulo Crystal

O São Paulo Crystal já aprovou em seu Conselho Deliberativo a transformação do Carcará Do Engenho em SAF. Até agora, no entanto, o clube não divulgou que exista alguma proposta em mãos para assumir o clube no novo modelo. 

Nacional de Patos

No ano passado, o Conselho Deliberativo do Nacional de Patos aprovou a mudança do clube para SAF. No entanto, até agora nenhuma proposta foi colocada na mesa da diretoria do Canário do Sertão, que segue no modelo de associação.

« Voltar

DE CHEGADA

Argentino Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo

EXPECTATIVA

Patos se prepara para a etapa final do Rally RN 1500 neste sábado (20)

Veja também...

REVELAÇÃO

Ex do affair de Gracyanne diz que engravidou dele quando era aluna e revela aborto

ESTATÍSTICAS

O que fez a extrema pobreza ir a menor índice registrado

PREOCUPANTE

Chuva causa alagamento em diversas ruas e avenidas de João Pessoa