Compartilhe

Análise: São Paulo de Aguirre, que já era aguerrido, está se tornando confiável

Por Globo.com    Quinta-Feira, 19 de Julho de 2018


Já se sabe que o São Paulo de Diego Aguirre é um time aguerrido desde antes da Copa do Mundo. Muito além do trocadilho, o técnico uruguaio transformou o jeito de jogar da equipe em pouco tempo. Agora, com a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo na noite de quarta-feira, no Maracanã, o Tricolor aproximou-se de outro patamar: tornar-se confiável.

Ainda não é, mas dá indícios de que, após 13 rodadas do Campeonato Brasileiro, pode vir a ser. O placar foi magro, mas com atuação consistente, ainda mais contra o líder da competição, fora de casa, num estádio lotado. No sábado, contra o Corinthians, o São Paulo pode assumir a ponta da classificação – o Flamengo, com um ponto de frente, pega o Botafogo no mesmo dia.

+ CLIQUE AQUI e veja a tabela do Brasileirão

 

Defesa que se impõe

 

Anderson Martins e Arboleda tiveram atuações quase perfeitas no Maracanã. Após um primeiro tempo de destaque, em cima de Guerrero, Anderson deixou duas bolas passarem no segundo, e só. Não fez nenhuma falta, apesar da pressão adversária principalmente no início e no fim do jogo. Militão e Reinaldo, além de Hudson, também ajudaram bastante.

"Ah, mas o time recuou no fim e poderia ter tomado o empate..." Claro que sim. Relembrando: enfrentou o ainda líder do Brasileirão, fora de casa, no Maracanã lotado. Impossível não sofrer. Lembra que na terceira rodada, no mesmo estádio, o São Paulo tomou o empate do Fluminense no fim? Na quarta, segurou o resultado. Trabalho e sorte.

 

Ataque que incomoda

 

O discurso dos jogadores do Flamengo, de que o São Paulo jogou por uma bola no Maracanã, não correspondeu à realidade. Ao todo, foram 19 finalizações do mandante contra 14 do visitante. Em chances reais de gol, a diferença foi ainda menor: 6 a 5. No primeiro tempo, apesar de uma cabeçada na trave de Paquetá, as melhores oportunidades foram do Tricolor.

Nenê foi o menos inspirado, e Diego Souza mostrou raça. O gol decisivo foi de Everton, o 17º com participação desse trio em 19 marcados no Brasileirão. Mas quem se destacou foi o estreante Joao Rojas, autor da assistência, que deu opções ofensivas com velocidade e dribles.Além disso, todos eles voltaram para compor a defesa, atitude elogiada por Aguirre.

 

Visitante que sofre menos

 

Em 13 rodadas deste Brasileirão, o São Paulo fez mais jogos fora de casa (sete) do que como mandante (seis). Contra o Flamengo, conquistou a terceira vitória como visitante, igualando o número de empates – a única derrota na competição foi na arena do Palmenras. O Tricolor agora é o melhor nesse recorte, com 12 pontos ganhos longe do Morumbi.

No estádio tricolor, Aguirre costuma soltar mais o time, que vinha jogando no embalo de Nenê, Diego Souza e Everton. No Maracanã, o São Paulo apresentou um equilíbrio, uma capacidade de esfriar o jogo, que, mesmo sob o comando do uruguaio, não era comum. Contra o Corinthians, mesmo no Morumbi, isso pode ser importante por se tratar de um clássico.

 

Diego Aguirre vibra com o apito final no Maracanã (Foto: Alexandre Durão)

Diego Aguirre vibra com o apito final no Maracanã (Foto: Alexandre Durão)

+ CLIQUE AQUI e veja mais notícias do São Paulo

No vestiário do Maracanã, Aguirre mostrou-se satisfeito com o desempenho do São Paulo contra o Flamengo. Batendo na tecla da evolução, como sempre, o técnico deu esperança à torcida sobre onde o Tricolor pode chegar:

– Está só começando, ainda falta muito. É uma vitória que nos dá confiança. Temos que trabalhar muito e tentar ganhar o próximo jogo. Não dá para falar, tem que ser jogo a jogo e ver com o tempo onde podemos chegar.

Depois do Corinthians no Morumbi, o São Paulo enfrenta Grêmio e Cruzeiro fora de casa. Essa sequência, apesar de não ser definitiva, deve começar a esclarecer a dúvida acima.

« Voltar

BRASILEIRÃO

CBF atende solicitação e adia jogos dos clubes gaúchos por 20 dias

EM QUEDA

Vasco tem R$ 120 milhões a pagar em transferências e R$ 100 milhões a receber

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

TRE dispensa biometria para eleitores regulares na Paraíba

DESENVOLVIMENTO

Bancada da PB se reúne com ministro dos Transportes para debater andamento de obras no estado

ESTATÍSTICAS

Quaest: 50% aprovam o trabalho de Lula; presidente melhora entre evangélicos e na região Sul