Botafogo-PB demite técnico e diretor executivo após ser goleado pelo Campinense
Por Vicente Conserva - 40 graus Segunda-Feira, 2 de Fevereiro de 2026
O Botafogo-PB comunicou, na tarde deste domingo (1º), a dispensa do treinador Bernardo Franco e do diretor executivo de futebol Rodrigo Pastana. As demissões aconteceram após a derrota por 4 a 1 para o Campinense, no sábado (31), no Estádio Amigão, em Campina Grande, pela quinta rodada do Campeonato Paraibano 2026.
Em comunicado oficial, o clube informou o encerramento dos vínculos, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais e desejou êxito na continuidade de suas trajetórias no futebol.
Bernardo Franco esteve à frente da equipe em cinco jogos, com duas vitórias, dois empates e uma derrota. Apesar dos números equilibrados, a atuação e o placar elástico diante do Campinense pesaram na decisão. A SAF avaliou que o resultado e o desempenho apresentados exigiam mudanças imediatas no comando do departamento de futebol.
Esta foi a primeira passagem de Bernardo Franco pelo futebol do Nordeste. Antes do Botafogo-PB, o treinador havia trabalhado no Cuiabá e no Brusque. Após a derrota, havia dito não temer uma possível saída e admitiu o impacto emocional do revés.
O Botafogo-PB iniciou negociações para contratar o técnico Lisca como novo comandante da equipe. O primeiro contato ocorreu no início da tarde deste domingo (1º), quando o investidor da SAF do Belo, Fillipe Félix, ligou diretamente para o treinador e apresentou as diretrizes do projeto esportivo. A conversa foi bem recebida por Lisca, que demonstrou interesse na proposta e autorizou o avanço das tratativas com seus representantes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/A/v/lPc28sTBSAdoTGuMkI8Q/53957149544-8d86a08402-o.jpg)
Lisca deve ser o novo técnico do Botafogo-PB — Foto: Mourão Panda / América
Ainda neste domingo (1º), representantes do treinador devem se reunir com Fillipe Félix para aprofundar as discussões e alinhar os termos de um possível acordo. A expectativa interna é de que a negociação tenha um desfecho rápido, com a possibilidade, inclusive, de Lisca desembarcar em João Pessoa nas próximas 48 horas, caso haja consenso entre as partes. A informação foi divulgada inicialmente pela página Bora Belo e confirmada pelo ge.
O movimento da SAF ocorre um dia após a goleada por 4 a 1 sofrida para o Campinense, no Clássico Emoção, que resultou nas saídas do técnico Bernardo Franco e do executivo de futebol Rodrigo Pastana. Com a mudança no comando do futebol, a diretoria botafoguense acelerou a busca por um treinador com perfil mais experiente para dar sequência ao trabalho na temporada e conduzir o clube no Campeonato Paraibano e nas competições nacionais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/l/0/nB6FDZRBadcIjdPTAwOA/ct-maravilha-do-contorno-botafogo-pb.jpeg)
Lisca deve comandar o Botafogo-PB para a sequência da temporada — Foto: João Neto/Botafogo-PB
Livre no mercado desde sua última passagem pelo América-MG, em 2024, Lisca soma vários trabalhos recentes no futebol brasileiro e estava em conversas com outros clubes nas últimas semanas. No Botafogo-PB, o treinador surge como prioridade da SAF neste momento, dentro de um contexto de reformulação imediata e de tentativa de estabilização esportiva.
O Alvinegro da Estrela Vermelha tem compromisso marcado para quinta-feira (5), contra o Nacional de Patos, no José Cavalcanti, no Sertão da Paraíba, e trabalha para definir o novo comando técnico antes da próxima rodada do Campeonato Paraibano de 2026.