Compartilhe

Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Fla

Por Arena    Quarta-Feira, 4 de Dezembro de 2024


Se já não disputa mais nada na temporada, Filipe Luís deixa um clima de otimismo no Flamengo pensando em 2025. Mas o trabalho do treinador não é feito sozinho. Para montar a comissão técnica, o ex-lateral procurou nomes que o complementassem com valências que ele entende não ter. Foi desta forma que passaram do sub-17 ao profissional e podem até precisar comandar o time ano que vem.

O que aconteceu

Filipe Luís ainda não tem a licença exigida para comandar o time em competições internacionais. O Fla, porém, já se planeja para ele tirar pensando em 2025. A ideia é que ele faça essa especialização durante as férias da temporada.

Caso ele não tire a tempo, quem assinará as súmulas é o auxiliar Ivan Palanco. Ele tem a licença UEFA Pro e está apto a comandar a equipe na Libertadores ou no Mundial. Ivan é o braço direito de Filipe no dia a dia e participa ativamente dos treinos, passando orientações a todo momento.

Quase todos os nomes da comissão atual já estavam no Flamengo. Quando chegou ao sub-17, Filipe pediu ao clube uma comissão robusta. A grande novidade foi Palanco.

Quem é quem

Ivan Palanco (auxiliar) foi o único a vir de fora quando Filipe Luís assumiu a base do Flamengo, ainda no sub-17. Os dois se conheceram na Espanha, e Ivan foi auxiliar do técnico Miguel Ángel Lotina no Al-Shahania SC, Tokyo Verdy, Cerezo Osaka, Shimizu S-Pulse e no Vissel Kobe.

Miguel trabalhou com Filipe Luís no Deportivo La Coruña e foi um dos treinadores importantes na trajetória do ex-lateral. Uma lesão no joelho aos 17 anos fez o espanhol desistir do sonho de ser jogador, mas em 2009 ele virou diretor técnico do Barcelona no Japão, em Fukuoka.

Márcio Torres (auxiliar) já era do sub-20 quando Filipe Luís chegou e passou por diferentes categorias. Ele está no Flamengo desde 2010 e foi promovido ao profissional também na época de Rogério Ceni a pedido do treinador. Quando o ex-goleiro foi demitido, Márcio voltou para a base novamente como auxiliar.

Daniel Alegria (auxiliar) é o responsável pelas bolas paradas do Flamengo. Ele já era auxiliar no sub-17 e subiu junto com Filipe nas categorias. Tem a licença A da CBF e chegou ao Flamengo em julho de 2021 primeiro como analista de desempenho do sub-15. Em experiências anteriores, trabalhou em 2020 na comissão do América-RN, mas saiu quando Roberto Fernandes foi demitido, além de ter sido preparador do Vitória-PE em 2021.

Diogo Linhares (preparador) foi contratado pelo Flamengo logo que Filipe Luís chegou ao sub-20. Ele preenche a lacuna deixada após a demissão de Tite, que levou o experiente Fábio Mahseredjian. Diogo já é velho conhecido do Fla, onde trabalhou no profissional em 2015 e 2018. Em 2023, o preparador fez parte da comissão do Corinthians de Mano Menezes. Antes, acompanhou Luxemburgo no próprio rubro-negro, e os dois foram juntos para a China em 2016 e ao Sport em 2017. O início foi no futsal do Botafogo, evoluindo para a base do Flamengo depois. Diogo já formou a comissão de nomes como Zé Ricardo, Rogério Lourenço, Maurício Barbieri, Marcos Paquetá, Dorival Júnior, Nelsinho Baptista, entre outros.

Da comissão técnica de Tite, o Flamengo manteve o auxiliar técnico Vinicius Bergantin e o analista de desempenho Bruno Baquete. O primeiro chegou para reforçar o sistema defensivo logo antes da demissão do antigo treinador. Ele se destacou na Ferroviária. O segundo trabalhou na seleção brasileira. Toda essa definição também passou pelo crivo de Filipe.

“Meu primeiro pensamento foi juntar uma comissão forte e me complementar onde não tenho ou preciso de ajuda. Primeiro caso foi o Iván (Palanco), e o (Daniel) Alegria está totalmente imerso na bola parada. Ele desenha toda a bola parada, analisa, faz as jogadas, me passa tudo e vemos juntos para decidir a melhor estratégia para a partida”, Filipe Luís.

« Voltar

NEGOCIAÇÃO

Além de contratações e saídas, Fla tem renovações para resolver; entenda

BRASILEIRÃO

Sem Pulgar, Flamengo prepara De la Cruz para suportar sequência

Veja também...

NO SERTÃO

Piscicultores de Patos e região recebem alevinos do Governo do Estado e da Prefeitura

POLÊMICA

Tarcísio de Freitas propôs ao STF que Bolsonaro viajasse aos EUA para negociar tarifas

DESENVOLVIMENTO

Reunião com artesãos de São José do Bonfim marca novos avanços no turismo local