Flamengo entra na Justiça contra Gerson com cobrança de R$ 42,7 milhões
Por Globo Esporte Quinta-Feira, 15 de Janeiro de 2026
O Flamengo entrou na Justiça cobrando R$ 42,7 milhões de Gerson, atualmente no Cruzeiro, e da FGM Sports, empresa de Marcão, pai e empresário do jogador. O valor é referente ao direito de imagem que o meia receberia em seu último contrato no clube rubro-negro antes de se transferir para o Zenit, da Rússia, em julho de 2025.
A informação foi divulgada inicialmente pela ESPN e confirmada pelo ge. O processo foi ajuizado na última quarta-feira, na 25ª Vara Cível do Rio de Janeiro, e corre em segredo de Justiça.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/y/Q/lBXHQpQTaFBP8Y9yC31g/agif260110181514100.jpg)
Gerson apresentação Cruzeiro — Foto: AGIF
O processo é uma ameaça antiga do Flamengo que surgiu na época em que o Zenit estudava pagar a multa rescisória de Gerson. Nos bastidores, a diretoria rubro-negra fez chegar aos russos a informação da existência de uma cláusula sobre direito de imagem por rompimento de contrato.
Na renovação entre Flamengo e Gerson, assinada em abril de 2025 e com duração de cinco anos, havia uma cláusula que previa uma "multa indenizatória" para o clube em caso de rescisão unilateral do contrato de trabalho, "equivalente ao saldo restante do contrato". O Zenit contratou o jogador três meses depois e, por isso, o valor cobrado pela diretoria rubro-negra é praticamente o total do que o atleta receberia no vínculo.
Quando informou a saída do meio-campista, o Flamengo citou "pedido de demissão e rescisão unilateral apresentado pelo jogador". Isso já era um indício da possibilidade do processo.