Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Paciência é a virtude de Palmeiras que não desiste; análise

Por Globo Esporte   Sexta-Feira, 7 de Novembro de 2025

Paciência. Essa é a qualidade que vai se tornando a grande virtude do Palmeiras neste momento da temporada. Na última quinta-feira, ela apareceu novamente e foi fundamental para o Verdão vencer o Santos por 2 a 0 e abrir três pontos na liderança do Campeonato Brasileiro.

No clássico disputado no Allianz Parque, o Palmeiras começou de uma forma avassaladora, parecendo que a qualquer momento abriria o placar. Mas a história foi bem diferente.

Com um Gabriel Brazão inspirado no gol santista, a equipe comandada por Abel Ferreira foi empilhando - e desperdiçando - chances. O Santos foi se encontrando e chegou a assustar em algumas ocasiões.

Troca debate sobre a vitória do Palmeiras e disputa do título com o Flamengo

Mesmo com o 0 a 0 no primeiro tempo, Abel não fez modificações para a etapa final, e o gol custou a sair. Quem quase saiu na frente, aliás, foi o Santos. Aos 7 minutos, Victor Hugo aproveitou um rebote dentro da área, virou uma bicicleta para Gustavo Gómez tirar em cima da linha.

Palmeiras x Santos Sosa e Mayke — Foto: Marcos Ribolli

Palmeiras x Santos Sosa e Mayke — Foto: Marcos Ribolli

O lance ligou um sinal de alerta no Palmeiras: se não tivesse paciência e organização, a noite poderia se tornar melancólica.

Três minutos depois do susto, Abel promoveu as entradas de Allan e Felipe Anderson em campo, e o Verdão passou a ter mais velocidade e passes mais precisos no ataque. Sem afobação, o Palmeiras voltou a ter a bola no chão, mas continuou parando em Brazão.

 

A estrela do Tigrinho

 

Não adiantaria nada ter paciência e organização se o Palmeiras não tivesse jogadores decisivos e com estrela. Vivendo a melhor fase da carreira, Vitor Roque mostrou mais uma vez que está sobrando nessa parte.

Aos 21 minutos, o camisa 9 desatou o nó que custava não desenrolar. Ele recebeu um passe de Flaco López, limpou Brazão e finalizou forte para abrir o placar e ver o Allianz Parque respirar mais aliviado com a vantagem.

Vitor Roque comemora gol do Palmeiras contra o Santos — Foto: Anderson Romão/AGIF

Vitor Roque comemora gol do Palmeiras contra o Santos — Foto: Anderson Romão/AGIF

O gol deixou o Palmeiras mais leve, e as chances foram aumentando. Para se ter uma noção do que foi o confronto, a equipe Alviverde deu 28 finalizações contra oito do Santos durante os 90 minutos.

– Parte mental é estarmos preocupados com o que controlamos. Porque às vezes olhamos pra aquilo que os outros têm, mas esquece de ver o processo que levaram a chegar: olhamos as pessoas e esquecemos de ver o trajeto. Lado mental é um dos fatores que temos de rendimento e quando estás equilibrado, técnica, tática física e mentalmente; em harmonia contigo, com os princípios de grupo – afirmou Abel Ferreira, após a vitória.

Com essa tranquilidade dita pelo treinador, o Palmeiras chegou ao segundo gol (um golaço), também com Vitor Roque. Aos 34 minutos, o atacante recebeu um ótimo passe de Veiga e, na saída de Brazão, finalizou de cobertura. Foi a confirmação da vitória.

Vitória esta que garantiu o Palmeiras na liderança por pelo menos mais uma rodada. Com 68 pontos, o Verdão abriu três de vantagem para o Flamengo e, com duas vitórias a mais, cria um boa gordura na reta final do Brasileirão.

Com paciência e organização, o time de Abel Ferreira vai se aproximando cada vez mais do título que se acostumou a conquistar nos últimos anos.

Vitor Roque faz golaço de cobertura em Palmeiras x Santos — Foto: Marcos Ribolli

Vitor Roque faz golaço de cobertura em Palmeiras x Santos — Foto: Marcos Ribolli

« Voltar

Veja também...

DE CHEGADA

Esporte de Patos acerta com o atacante Dagson e chega ao quarto reforço ofensivo

Publicado em Sexta-Feira, 7 de Novembro de 2025
Esporte de Patos acerta com o atacante Dagson e chega ao quarto reforço ofensivo

TV 40 Graus

Click 40 Graus

DIEIMI SHERLLON

Dieimi Sherllon: Jeitinho encantador!

Publicado em Sexta-Feira, 7 de Novembro de 2025
Dieimi Sherllon: Jeitinho encantador!