Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Análise: Flamengo tropeça em casa, e dá margem à concorrência

Por Globo Esporte   Segunda-Feira, 1 de Setembro de 2025

Domingo de Maracanã lotado com quase 70 mil pessoas, festa regada à pagode na apresentação do maior patrocínio do futebol brasileiro e expectativa criada em torno de mais uma vitória do Flamengo no Brasileirão. Mas não aconteceu. O Grêmio arrancou o empate nos minutos finais e a partida terminou em 1 a 1 nesta 22ª rodada.

Entrar em campo depois de uma goleada histórica aumentou por si só a expectativa em torno do líder do Brasileirão. Expectativa essa que foi corroborada com mais um jogo de domínio rubro-negro em uma partida que parecia decidida até os 40 minutos do segundo tempo. Pênalti bobo de Ayrton Lucas custou os três pontos.

Arrascaeta marca em Flamengo x Grêmio; Brasileirão 2025 — Foto: Alexandre Durão

Arrascaeta marca em Flamengo x Grêmio; Brasileirão 2025 — Foto: Alexandre Durão

O resultado é amargo porque o Flamengo foi superior ao Grêmio, teve volume de jogo, criou chances claras e poderia ter aniquilado o placar ainda no primeiro tempo. A resposta para isso se passa principalmente pela grande atuação do goleiro Volpi, que fez pelo menos três grandes defesas.

Deixar dois pontos no Maracanã para um time que briga para se afastar do rebaixamento pode custar caro lá na frente. O empate permite que os rivais se aproximem na disputa pelo título e a rodada só não foi pior porque o Palmeiras empatou com o Corinthians. O Fla é líder com 47 pontos em 21 jogos, o Cruzeiro tem 44 pontos em 22 partidas e o Palmeiras tem apenas 20 jogos e já somou 43.

Fato é que o Flamengo vai para Data Fifa com um gosto de que poderia mais. Serão duas semanas de preparação até o retorno do Brasileirão, contra o Juventude, em Caxias do Sul.

 

Expectativa criada, realidade distinta

 

O rolo compressor visto pelos torcedores que estiveram no Maracanã e presenciaram o 8 a 0 ficou apenas na lembrança. Mas o Flamengo começou no ritmo que está acostumado e pressionou o Grêmio nos minutos iniciais.

O primeiro grande momento foi em movimentações pelos lados com boas participações de Varela e Plata pela direita, e um Samuel Lino que transitava bastante. Mas depois o Rubro-Negro manteve a posse no seu campo sem conseguir ser efetivo nas articulações.

Pedro se lamenta em Flamengo x Grêmio; Brasileirão 2025 — Foto: Alexandre Durão

Pedro se lamenta em Flamengo x Grêmio; Brasileirão 2025 — Foto: Alexandre Durão

Foi assim até a reta final do jogo quando finalmente conseguiu criar chances claras. Aos 40 minutos, Saúl lançou na área, Ortiz tentou desviar, mas a bola sobrou para Arrascaeta. O uruguaio mandou para o meio da área e Pedro chutou para a primeira grande defesa de Volpi.

No lance seguinte, a bola sobrou novamente para Pedro, que tocou por cima de Volpi, mas Noriega afastou em cima da linha e evitou o gol. Léo Pereira ainda arriscou um chute antes do primeiro tempo acabar, mas bola foi por cima do gol. Foi um primeiro tempo morno apenas com esses dois períodos de destaque.

 

Brilho da estrela e balde de água fria

 

O Flamengo voltou do intervalo no ritmo que está acostumado. Pressionando e, desta vez, buscando mais finalizar. Foram três boas jogadas até sair o gol, aos sete minutos.

 

  • 2 minutos: Lino faz a jogada da esquerda, Arrascaeta chuta dentro da área e é bloqueado por Noriega.
  • 3 minutos: Após cobrança de escanteio, Arrascaeta cruza na área, Plata faz o desvio e Léo Pereira tenta o chute, mas manda para fora.
  • 5 minutos: Ayrton Lucas aciona Lino, que passa para Arrascaeta. O meia cruza na área, Ortiz tenta cabecear, mas Noriega afasta.

Se no primeiro tempo as duas tentativas de Arrascaeta em servir Pedro não acabaram em gol, quando o inverso aconteceu o Flamengo abriu o placar. Aos sete minutos, o camisa 10 recebeu de Samuel Lino e tocou para Pedro fazer o pivô e devolver a bola na entrada da área. O uruguaio bateu com precisão, em um lance que mais pareceu um toque para o fundo da rede. Golaço - sem chance de defesa para o goleiro do Grêmio.

A tabelinha de Pedro e Arrascaeta é apenas um retrato da boa e coordenada movimentação no ataque. A dupla tem por característica atuar lado a lado, alternando os papéis de centroavante e armador. É bonito de ver quando estão sincronizados.

O Flamengo teve outras boas chance de ampliar o placar em duas cobranças de faltas perigosas de De la Cruz e em um cabeceio de Léo Pereira que parou em mais uma grande defesa de Tiago Volpi. O Rubro-Negro controlava a partida, mantinha o ritmo, mas caiu de produção quando De la Cruz foi substituído já aos 30 minutos.

Filipe Luís em Flamengo 1 x 1 Grêmio, no Brasileirão 2025 — Foto: Alexandre Durão

Filipe Luís em Flamengo 1 x 1 Grêmio, no Brasileirão 2025 — Foto: Alexandre Durão

O Grêmio conseguiu articular melhor com esse espaço deixado no meio após a saída do volante. Aos 37 minutos, em uma das raras chegadas ao ataque, o Grêmio teve um pênalti marcado após toque de mão do lateral Ayrton Lucas. Na cobrança, o goleiro Tiago Volpi cobrou e empatou o jogo.

O Flamengo não conseguiu reagir nos minutos finais e agora terá duas semanas para digerir o empate e encontrar soluções de como ser mais preciso para definir as partidas. O "senso de urgência" pode ser a chave para conquistar os objetivos do ano - Brasileirão e Libertadores - e passar longe de ser surpreendido na reta final da temporada.

« Voltar

Veja também...

SUCESSO

Do campo às redes sociais, Saúl conquista torcida do Fla em menos de 10 jogos

Publicado em Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2025
Do campo às redes sociais, Saúl conquista torcida do Fla em menos de 10 jogos

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Duda Ferreira

Duda Ferreira: super ousada, exibindo suas curvas delirantes

Publicado em Domingo, 14 de Setembro de 2025
Duda Ferreira: super ousada, exibindo suas curvas delirantes