Jogo dos 9 erros: Vasco é o time que mais sofre gols com falhas individuais

Por Extra Terça-Feira, 16 de Setembro de 2025
Tendo contrato com o Flamengo até o final do ano, Filipe Luís recebeu uma proposta do Fenerbahçe para ir ao futebol turco, mas o treinador recusou e optou por dar continuidade ao seu trabalho no rubro-negro. O diretor de futebol José Boto confirmou a existência de uma sondagem do futebol europeu no final da última semana, mas reforçou que o clube "não é um banco" e não tem interesse em facilitar sua saída.
— Na semana passada, ele teve a possibilidade de sair para um clube europeu. Ele recusou, e eu sei disso porque o presidente desse clube me ligou e perguntou quanto queríamos para liberar o Filipe. Respondi que, como o Bap (presidente do Flamengo) já disse, isto não é um banco. Nós queremos que ele fique e não tínhamos qualquer intenção de vendê-lo — revelou Boto em entrevista ao site Uol. — O clube queria pagar muito mais do que a multa que o Filipe tem no contrato, mas ele não quis ir. Não queria deixar o projeto. E era um bom clube europeu — disse sem mencionar os turcos.
O português mostrou naturalidade com a chegada de ofertas pelo jovem técnico, que colocou o Flamengo na liderança do Brasileirão e nas quartas de final da Libertadores.
— Esse assédio não me surpreende. Nós já sabíamos, e não foi isso que acelerou o processo. O agente, por ser muito requisitado e ter bastante trabalho, só conseguiu iniciar as conversas agora — disse.
Boto também comentou sobre as negociações para renovar o contrato de Filipe. Segundo ele, houve uma proposta no início de abril, que o treinador não quis responder. Porém, há otimismo para que as partes cheguem a um acordo por até dois anos.
— Foi feita uma proposta de renovação. Ele está ciente de que queremos continuar com ele. Pelo menos, por mais uma temporada ou, provavelmente, mais duas. A proposta foi feita para demonstrar a confiança que tínhamos nele depois da derrota para o Central Córdoba (em 9 de abril, pela fase de grupos da Libertadores), tanto que isso já aconteceu há algum tempo. Naquela ocasião, ele achou que ainda não deveria responder — revelou. — Depois, já havia a vontade dele de ficar e a nossa vontade de que permanecesse, então seguimos tratando dessa questão. Até a semana passada, em Portugal, tive uma reunião com o representante dele e conversamos sobre a negociação.
Na entrevista ao Uol, Boto também respondeu publicamente pela primeira vez sobre Pedro. Após a Copa do Mundo de Clubes, vazou o print do que seria um dirigente do Flamengo dizendo que negociaria o atacante por até 15 milhões de euros. Ele também foi cobrado em coletiva por Filipe Luís e ficou alguns jogos fora da relação. Agora, porém, recuperou a melhor forma e o rubro-negro já até recusou uma proposta do Al Rayyan, do Catar.
— Nunca houve intenção de vender. Era um momento em que o Pedro não estava sendo utilizado, mas não havia uma intenção de vender por nenhum valor que não fosse aquele que nós sabíamos que o Pedro tem. O Pedro que está a jogar hoje. E é isso que é importante ressaltar, que tudo foi feito para que o Pedro atingisse a performance que ele é capaz de atingir. Nós estamos muito satisfeitos com essa entrega. Tanto é que houve uma proposta quase no final da janela na casa dos 18 milhões de dólares e nós recusamos — disse, antes de exaltar a mudança de postura do jogador:
— O mais importante é que tudo aquilo que se falou, o que foi dito, o que foi público sobre o Pedro, resultou em um Pedro diferente. Um Pedro que ajuda muito o Flamengo e ajuda a ele próprio na valorização como jogador. Todo o resto são coisas normais que acontecem em clubes — finalizou.