Compartilhe

Fluminense tenta quebrar tabu e voltar a vencer o Botafogo depois de quase dois anos

Por O Globo    Terça-Feira, 11 de Junho de 2024


Após encerrar um jejum incômodo de 13 clássicos sem vitórias ao bater o Vasco no último mês de abril, o Fluminense tem outro tabu recente para quebrar nesta terça-feira. O Tricolor visita o Botafogo, às 20h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, para vencer o Alvinegro pela primeira vez desde 2022.

São quase dois anos sem uma vitória frente ao Botafogo, sendo a última justamente pelo primeiro turno daquele Brasileirão. Já sob o comando de Fernando Diniz, com gol de Manoel, o Fluminense venceu o Alvinegro no dia 26 de junho, e desde então, não conseguiu superar o Botafogo nos cinco jogos seguintes. Curiosamente, este jogo marcou a despedida de Luiz Henrique, hoje jogador do Botafogo, do Fluminense rumo ao futebol europeu.

No segundo turno do Brasileiro de 2022, o Botafogo chegou a abrir 2 a 0 no Maracanã, mas o Fluminense conseguiu buscar o empate em 2 a 2. Já em 2023, foram três vitórias do Alvinegro (1 a 0 no Campeonato Carioca, 1 a 0 no primeiro turno do Brasileirão e 2 a 0 no segundo turno). Neste ano, na única partida entre as equipes, o Botafogo, já eliminado, fez 4 a 2, na última rodada da Taça Guanabara.

 

  • Fluminense 2 x 2 Botafogo – Maracanã - 23/10/2022 - 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Fluminense 0 x 1 Botafogo - Maracanã – 29/01/2023 - 5ª rodada do Campeonato Carioca
  • Botafogo 1 x 0 Fluminense - Nilton Santos - 20/05/2023 - 7ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Fluminense 0 x 2 Botafogo - Maracanã - 08/10/2023 - 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Fluminense 2 x 4 Botafogo - Maracanã – 03/03/2024 - 11ª rodada do Campeonato Carioca

 

O clássico desta terça-feira pode ser também um desempate histórico entre Botafogo e Fluminense em jogos pelo Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Foram 36 confrontos, com 12 vitórias para cada lado e 12 empates.

Manoel marcou o gol da vitória do Fluminense contra o Botafogo em junho de 2022 — Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC
Manoel marcou o gol da vitória do Fluminense contra o Botafogo em junho de 2022 — Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

A tarefa do Fluminense para o duelo no Nilton Santos ganhou um nível a mais de dificuldade, já que o Tricolor não terá a presença de Jhon Arias, um dos principais jogadores da equipe na temporada, que está com a seleção colombiana para a disputa da Copa América.

Além disso, a defesa do Fluminense é um fator que preocupa o torcedor. Ainda sem poder contar com Thiago Silva - que só poderá entrar em campo a partir de 10 de julho -, Fernando Diniz precisa resolver o problema defensivo. O Flu tem a 2ª pior defesa do Brasileirão (ao lado de Vitória e Cuiabá) com 13 gols sofridos em sete jogos, atrás somente do Vasco, que sofreu 17, e enfrentará o melhor ataque da competição até aqui com 13 gols marcados, empatado com o Flamengo.

Fluminense e Botafogo fazem o Clássico Vovô nesta terça-feira, às 20h (horário de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos. O Alvinegro é o terceiro colocado com 13 pontos, enquanto o Tricolor é o 15º, com seis.

« Voltar

BRASILEIRÃO

Vasco vê 'luz no fim do túnel', mas tem Z-4 perto após empate

BRASILEIRÃO

Técnico do Botafogo celebra liderança, mas faz ressalva

Veja também...

DECIDIDO

Ramonilson confirma que será candidato a prefeito e fala em rompimento com Priscila

CRIME NA REDE

Quais são os crimes de quem divulga o 'jogo do tigrinho'

LUTO

Prefeitura de Emas lamenta morte de três mulheres da cidade em acidente na BR-361