Compartilhe

Improvisar ou mudar esquema: as opções do Palmeiras para quarta

Por Globo Esporte    Terça-Feira, 28 de Novembro de 2023


Quatro suspensões, Abel Ferreira ausente e uma mudança com impacto direto na formação do time. Esses são os desafios do Palmeiras para a 36ª rodada do Brasileiro, quando enfrenta o rebaixado América-MG, às 21h30 (de Brasília) da quarta-feira, no Allianz Parque. E será preciso contorná-los para seguir líder do Brasileirão.

As ausências são forçadas por três cartões amarelos e um vermelho, recebidos durante o empate com o Fortaleza, no Castelão, e implicam em alterações na área técnica e no sistema defensivo principalmente, mas até mesmo no banco de reservas.

Abel Ferreira faz anotações em treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Abel Ferreira faz anotações em treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A começar pela área técnica, Abel Ferreira levou o terceiro amarelo e está suspenso. O auxiliar João Martins foi expulso com cartão vermelho e não poderá substituí-lo, como normalmente o faz.

Assim, o auxiliar Vítor Castanheira será o treinador. Ele esteve no comando por duas vezes, em 2021 e 2020, quando Abel e João Martins não puderam ir a campo.

Na escalação, o desafio será encontrar as soluções com poucas peças à disposição e apenas dois dias para tentar a recuperação de uma figura importante no esquema de Abel: o zagueiro Luan.

Isso porque Gustavo Gómez está suspenso por expulsão e o lateral-direito Mayke por receber o terceiro amarelo. As possibilidades do time para esta partida, então, passam pela condição física de Luan.

Luan durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco

Luan durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco

O zagueiro estava em tratamento de uma lesão na coxa desde a vitória sobre o Internacional e começou na segunda a transição entre a parte física e técnica. Caso não se recupere, pode forçar até uma mudança de esquema no Verdão.

Em meio a este cenário, traçamos quatro opções principais para a escalação:

 

  • Opção 1: Luan recuperado e esquema mantido

 

No melhor dos cenários, o Palmeiras terá Luan recuperado e o esquema de três zagueiros mantido, com Murilo e Naves formando a trinca, e o lateral-direito Marcos Rocha - que vinha atuando na zaga - deslocado para a posição de origem.

 

Assim, a equipe teria: Weverton; Murilo, Luan e Naves; Marcos Rocha, Zé Rafael, Richard Rios e Raphael Veiga; Endrick e Breno Lopes.

 
  • Opção 2: Luan fora, mas esquema mantido

 

No segundo cenário, caso o zagueiro Luan não se recupere e mesmo assim a comissão de Abel Ferreira insista na formação de três zagueiros, o Verdão pode ter Rocha, Murilo e Naves formando o trio, e com Garcia acionado na lateral direita.

O detalhe é que Garcia está sem jogar desde outubro, quando enfrentou o Bragantino no Brasileiro em uma escalação mista por conta semifinal da Libertadores que aconteceria quatro dias depois. Desde então, foi relacionado para sete jogos, mas sem sair do banco de reservas.

De toda forma, neste cenário, o time seria formado por: Weverton; Marcos Rocha, Murilo e Naves; Garcia, Zé Rafael, Richard Rios e Raphael Veiga; Endrick e Breno Lopes.

 

  • Opção 3: esquema mantido com novo "zagueiro"

 

Abel Ferreira deu um indício no empate com o Fortaleza de outra improvisação para a zaga. Em vez de jogar com Marcos Rocha ao lado de Murilo e Naves, o técnico pode colocar Piquerez junto dos zagueiros, com Vanderlan na lateral esquerda.

Foi esta sua escolha quando Gustavo Gómez levou o vermelho no segundo tempo do Castelão. O uruguaio já fez esta função em outros momentos, só que nesta temporada tem sido peça importante nas jogadas de ataque.

Neste formato, a escalação teria: Weverton; Naves, Murilo e Piquerez; Marcos Rocha, Zé Rafael, Richard Ríos, Raphael Veiga e Vanderlan; Breno Lopes e Endrick.

 

  • Opção 4: Luan fora e mudança de esquema

 

Neste último e mais provável cenário caso Luan siga fora, o Palmeiras faria uma mudança no esquema, abdicando do time com três zagueiros e retomando o formato com três atacantes.

Marcos Rocha iria para a lateral direita, Murilo e Naves formariam a dupla de zaga, e Rony ou Artur entrariam no time para preencher o ataque. O time, então, teria: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Naves e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga; Breno Lopes, Endrick e Rony (Artur).

« Voltar

DE CHEGADA

Fernando Diniz é o novo técnico do Vasco

MUDANÇA

Timão negocia contrato de até R$ 1 bilhão para troca de fornecedora

Veja também...

ESCOLHIDO

Dom Delson comenta escolha do novo Papa e destaca compromisso com paz

EM QUEDA

Flamengo tem discurso alinhado e cobrança entre os atletas após atuação ruim

CONFUSÃO

Perfil da Câmara dos Deputados no X chama Hugo Motta de Hugo Gloss