Caravana da Esclerose Múltipla leva atendimento especializado e capacitação ao CER de Patos

Por Vicente Conserva - 40 graus Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025
A passagem da Caravana da Esclerose Múltipla na Estrada por Patos, nesta quarta-feira (13), foi acompanhada de perto pela vereadora Fátima Bocão que se empenhou para que este ano as ações fossem ampliadas no município.
A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba, ocorreu este ano no Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Patos, com médicos e profissionais de saúde da Capital que vieram até nossa cidade, oferecendo atendimentos neurológicos, orientação multidisciplinar e entrega de medicamentos para pacientes.
Durante todo o dia, pacientes atendidos pelo CER de Patos e da região receberam consultas com neurologistas vindos da capital, revisão de exames, solicitação de novos procedimentos e orientações sobre o tratamento da esclerose múltipla — uma doença rara, de difícil diagnóstico e que exige acompanhamento contínuo. Além dos atendimentos, a programação incluiu uma capacitação para a equipe multiprofissional do CER, visando ampliar o conhecimento sobre a doença e reforçar a importância do diagnóstico precoce.
Segundo a médica Bianca Oliveira, responsável pelas ações com a equipe multidisciplinar, a Caravana da Esclerose Múltipla está dentro do Agosto Laranja (com ações voltadas para a doença), e que este ano foi ampliada na cidade devido à uma reivindicação da vereadora e de outros agentes públicos.
Para a vereadora Fátima, a ação é fundamental para a conscientização, diagnóstico precoce e melhoria da qualidade de vida de pessoas com esclerose múltipla. “Essa é nossa luta, para que os pacientes tenham melhor acompanhamento e direcionamento desde o diagnóstico até o tratamento”, disse Fátima.
Em entrevista, Fátima disse “que é um prazer trazer para a Cidade de Patos uma caravana que vem para reunir os pacientes com a esclerose múltipla e aqui prestar uma atenção melhor.”
« Voltar