De 2014 para 2024, a comercialização do tadalafila cresceu 20 vezes no Brasil. Somente no último ano, a venda do medicamento alcançou um recorde com mais de 64 milhões de unidades vendidas.
Essas informações fazem parte de um levantamento obtido pelo portal g1, com base em dados obtidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Embora tenha sido inicialmente desenvolvido para de pacientes com hipertensão pulmonar, a tadalafila se popularizou pelo seu uso no tratamento de disfunção erétil. E, com o passar dos anos, ela substituiu a sildenafila – conhecida também como viagra.
Para compreender melhor o boom do medicamento, o Portal WSCOM conversou com o farmacêutico Rafael Aureliano, que declarou que uma das possíveis causas do aumento de vendas é a falta de uma regulamentação mais eficaz na hora da compra.
“O medicamento, na sua caixinha, ele diz que a venda é sob prescrição médica. Porém, na prática, essa prescrição não é retida, então, a pessoa pode chegar na farmácia e comprar esse medicamento, é um medicamento que pode ser comprado sem a prescrição médica”, disse.
Além do acesso facilitado, a venda da tadalafila tem outro fator a seu favor: o baixo custo. Segundo Rafael, o medicamento pode ser encontrado a partir de R$ 10 nas farmácias.
“Geralmente os de 20 mg são vendidos caixinhas com um comprimido, dois comprimidos, quatro comprimidos e oito comprimidos. Então o valor varia muito, desde 10/15 reais a 20 reais ou um pouco mais”, contou o farmacêutico.
“Existe também o uso do Tadalafil de 5 mg que ele vem em caixinha com 30 comprimidos e aí o seu valor já é um pouquinho mais alto, varia de 40 e poucos reais a 50 e poucos reais”, continuou.
Mesmo com o baixo custo, o número de vendas resulta em um lucro significativo para a indústria farmacêutica ao longo dos anos. De 2015 a 2024, o salto no número de vendas superou os 60 milhões. Confira no gráfico abaixo:
“De acordo com o ponto de vista econômico, é um medicamento que traz muito lucro para farmácia. Apesar de seu preço ser mais acessível, é um medicamento que vende bastante”, explicou Rafael.
“O tadalafila é um medicamento genérico, mas existem outros medicamentos genéricos como o citrato de sildenafil, que também é um vasodilatador e é um medicamento estimulante, que ainda tem o valor mais barato do que o tadalafila. O citrato de sildenafil que também vem nas mesmas apresentações de um comprimido 2, 4, custa por volta de R$ 5,00 e alguns centavos”, acrescentou.
Na última semana, a Anvisa proibiu a venda do Metbala, um gummy que possuía o medicamento na sua composição. Além de facilitar ainda mais o acesso à tadalafila, a “balinha” também prometia um estímulo maior no sexo e aumento peniano, gerando uma grande repercussão nas redes sociais.
Mesmo que as promessas sejam divulgadas com teor inocente, ainda se trata de um medicamento que deve ser consumido somente por aqueles que apresentem necessidade sob julgamento médico.
“Os principais riscos desse uso indiscriminado deste medicamento são principalmente os riscos cardiovasculares. É um medicamento que é vasodilatador e seu uso indiscriminado pode sim causar problemas principalmente cardíacos”, alertou o farmacêutico.
« Voltar